Lançamento será no dia 11 de outubro, às 18h, em Bento Gonçalves
redacao@serraempauta.com.br
22.09.2025 - 17h41min
O escritor e cineasta Boca Migotto apresenta seu quarto livro "Mais um inverno" (Ed. Pragmatha, 2025, 272 págs.). A obra está em pré-venda e terá seu lançamento oficial no dia 11 de outubro, às 18h, no Amo.Te Lisboa Café, em Bento Gonçalves.
Após “Na antessala do fim do mundo” (2021), “Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre – ou como o cinema imagina a capital dos gaúcho” (2022) e “A última praia do Brasil” (2023), Boca Migotto, toma como pano de fundo a Serra Gaúcha para desenvolver uma narrativa que acompanha a trajetória de Italina Fabbri e, através dela, as transformações da região desde os anos 1930.
Conforme Tailor Diniz, escritor que assina a orelha do livro, "Mais um inverno traz para o papel, o que é sempre difícil de fazer, a alma de uma região bem conhecida dos gaúchos, a colônia de imigrantes italianos, construída a partir da chegada das primeiras famílias, em 1875. É um assunto pouco explorado pela ficção, que lembra outro autor importante, José Clemente Pozenato".
Com estilo denso, poético e crítico, o romance constrói uma ponte entre o passado colonial rural e as marcas culturais e políticas do presente. Por meio de uma narração fluida, a obra reconstrói a imigração italiana com precisão documental, evitando o lugar-comum da celebração ufanista e revelando suas contradições sem, no entanto, perder a dimensão humana.
Italina Fabbri, a protagonista, é construída com densidade psicológica e ética. Uma personagem complexa que dá ainda mais força para a narrativa. Mas a história não é apenas de Italina. Trata-se de um mosaico de gerações, afetos e contradições que se entrelaçam à memória afetiva, criando um contraste potente entre o passado e o presente, o real e o fictício.
Para a historiadora Cristine Tedesco, que escreveu o prefácio para a obra, "Entre sanidade e loucura, realidade e ficção, memória e esquecimento, o mundo deu muitas voltas desde a juventude de Italina. Contrariando as mentalidades vigentes na primeira metade do século XX, a trajetória de Italina se tornou livro, junto com a história da imigração italiana no Rio Grande do Sul, que ela tanto quis investigar”.
De acordo com o autor, a ideia do livro nasceu há uns dois anos e tem por objetivo lançar luzes sobre o papel das mulheres na história da imigração. Ao mesmo tempo, provoca a reflexão acerca dos efeitos do progresso sobre a memória, material e imaterial, dos imigrantes.
Ele afirma que trabalhar isso através da ficção permite acessar a história "oficial" a partir da trajetória da protagonista, Italina Fabbri, aproximando, dessa forma, a realidade e a fantasia através de um jogo narrativo que oferece ao leitor a possibilidade de refletir sobre a própria construção histórica.
“Mais um inverno” será comercializado de forma independente, pelo próprio autor, através das suas redes sociais. Os primeiros 160 volumes, vendidos no pré-lançamento, serão comercializados pelo valor de R$ 55. Durante a promoção de pré-lançamento, na compra de mais volumes, estes custarão R$ 50.
O livro conta com arte da capa de Rodrigo Santanna, fotografia de Gilberto Perin, revisão ortográfica de Patrícia Larentis, edição de Sandra Veroneze – Ed. Pragmatha. A impressão ocorreu na Gráfica Pallotti, em Santa Maria.
Leia mais:
Maria Izelda Frizzo lança o livro “La Cucagna de Carlin”, em Caxias
Tacchini Saúde oferece 100 vagas de emprego neste sábado em Bento
Google Maps passa a exibir rotas e horários de ônibus de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias apresenta proposta de condomínio para idosos
Secretaria de Turismo divulga atrações do Festival de Balonismo de Bento
Tags:
Cultura em Pauta Bento Gonçalves Boca Migotto lançamento livro Serra Gaúcha