Conforme o Executivo municipal, a participação no Cisga não tem mais contribuído na economicidade e na praticidade do Município
redacao@serraempauta.com.br
11.08.2025 - 11h23min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou o projeto de lei que prevê a retirada do Município do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga). A decisão teve apoio unânime dos parlamentares na sessão do dia 31 de julho.
O documento foi encaminhado pela Prefeitura e, agora aprovado pelo Legislativo, aguarda sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
O Cisga reúne mais de 20 municípios da região, com o objetivo de promover a economicidade e o desenvolvimento sustentável nas administrações públicas. Além do planejamento das gestões municipais, por meio do serviço, é promovida a aquisição de bens associados a serviços como saúde, saneamento básico e segurança pública.
Os vereadores Ramon Teles (PL) e Claudio Libardi (PCdoB) defenderam a participação do Município em consórcios, mas entendem que o Cisga não segue os princípios da administração pública, não contribuindo de forma positiva em Caxias.
Na oportunidade, Teles sugeriu que o Executivo municipal busque viabilizar um consórcio para a saúde da região que, segundo o vereador, atende outros municípios e arca com a maior parte destes custos.
Conforme a Prefeitura, a participação no consórcio não tem mais contribuído na economicidade e na praticidade do Município. Na exposição de motivos, Adiló explica que assuntos tratados pelos demais integrantes não são de interesse direto de Caxias, a exemplo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que é autossuficiente e não depende dos serviços da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que atende os outros municípios.
Leia mais:
Vinícolas de Faria Lemos se unem para fortalecer o enoturismo em Bento Gonçalves
Manoel e Felipe Cordeiro palestram sobre a Guitarrada Paraense em Caxias
Dia da Advocacia: Celebrar é reafirmar o compromisso com a democracia e a justiça social
Poços vão abastecer 600 moradores de Criúva e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias
Câmara de Caxias recebe estudantes para atividade chamada Vereador Sombra
Tags:
Geral interesses distintos Câmara de Caxias aprova saída Caxias do Sul Cisga