Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias do Sul registra alta em julho puxada por indústria e serviços | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias do Sul registra alta em julho puxada por indústria e serviços | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Desempenho

Caxias do Sul registra alta em julho puxada por indústria e serviços

No comparativo anual, serviços lideram crescimento, enquanto indústria mostra retração

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Denise Suzin Borges/CIC Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 3,2% em julho na comparação com o mês anterior, segundo dados da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O resultado, apresentado nesta terça-feira (9), foi impulsionado principalmente pela indústria, que avançou 5,3%, e pelos serviços, com elevação de 2,1%. Já o comércio teve retração de -1,2% no período.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Na análise em relação a julho de 2024, descontados os efeitos sazonais, a economia local registrou leve alta de 0,2%. O setor de serviços novamente se destacou, com expansão de 9,5%, seguido pelo comércio, com 2,1%. A indústria, no entanto, apresentou queda de -5,5%.

No acumulado do ano, que considera os sete primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, os serviços cresceram 8% e o comércio 2,3%, enquanto a indústria recuou -4,2%. O desempenho geral aponta para um crescimento tímido de 0,5%.

Já no acumulado de 12 meses, a economia caxiense avançou 2,8%. Mais uma vez, os serviços lideraram o resultado, com aumento de 9,8%, seguidos pelo comércio, que cresceu 1,1%. A indústria registrou retração de -0,5%. Apesar do saldo positivo, o ritmo de crescimento tem perdido fôlego nos últimos meses, reflexo das incertezas no cenário macroeconômico brasileiro e global.

Para o vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, o desempenho recente reflete a dificuldade de planejamento diante de um cenário de instabilidade, em que variáveis como juros altos, custos dolarizados e oscilações no agronegócio afetam diretamente a produção local.

Segundo ele, a indústria de bens de capital, que exige investimentos de longo prazo, encontra barreiras adicionais para expandir e sustentar o crescimento, o que explica parte da retração observada no setor.

Mercado de trabalho

O mês de julho encerrou com estoque de 172.926 empregos formais em Caxias. Foram registradas 8.325 admissões e 8.420 desligamentos, resultando em saldo negativo de 95 vagas.

A indústria foi o setor mais impactado, com perda de 221 postos. Já os serviços abriram 62 novas vagas, seguidos pela construção civil (+42), comércio (+11) e agricultura (+11).

Comércio exterior

O setor externo apresentou resultado positivo em julho. As exportações cresceram 7,5% e as importações 0,9% frente a junho, ampliando o saldo da balança comercial em 20,3%. Na comparação com julho de 2024, o saldo foi 5,9% maior. No acumulado de 12 meses, houve alta de 35,1%.

Os principais itens exportados continuam sendo materiais de transporte, que representam 48% do total, com a Argentina retomando a liderança como destino, absorvendo 25% das vendas. Nas importações, 52% correspondem a máquinas e aparelhos, sendo a China a principal origem, com 45%.

O diretor de Economia, Planejamento e Estatística da CIC, Tarciano Mélo Cardoso, destacou que os entraves macroeconômicos pesam especialmente sobre a indústria de maior valor agregado.

"Quando olhamos para todas as incertezas no cenário doméstico, temos uma economia fragilizada. Ao estimular o consumo, aciona-se também a inflação, e o instrumento para contê-la é o juro. A indústria pesada, de bens de capital, depende de financiamento de longo prazo, com taxas atrativas. Além disso, o agro, que enfrenta perdas recorrentes de safra no Rio Grande do Sul, impacta diretamente a indústria, que depende desse setor para plantar, colher e escoar a produção", analisou.

Leia mais:
Festival de Balonismo acontecerá em outubro em Bento Gonçalves
Professor caxiense lança livro durante importante evento do setor de metalurgia
Simpósio Estadual do Varejo debaterá conexões em Caxias do Sul
Apresentadas as coroas da Fecouva 2026, de Flores da Cunha
Projetos da Consulta Popular 2025 estão definidos para votação

Tags:

Economia desempenho Caxias do Sul registra alta julho indústria serviço CIC CDL