Evento inicia com uma grande festa no dia 16 e segue nos dias 17 e 18 de maio
redacao@serraempauta.com.br
10.05.2025 - 13h52min
Entre os dias 16 e 18 de maio, Caxias do Sul vai balançar ao som de zabumba, sanfona e triângulo com a quinta edição do Festival Forró da Serra. O evento promove uma verdadeira imersão no universo do forró, trazendo o calor da cultura nordestina para a Serra Gaúcha.
Com parte da programação gratuita, o 5º Forró da Serra combina música ao vivo, gastronomia típica, oficinas de dança, oficinas de música, vivências musicais com artistas de projeção nacional e um grande e típico salão de Forró na noite de abertura.
A iniciativa é uma realização da Ballroom Casa de Dança, escola que se tornou referência em projetos de valorização da dança de salão. Sob direção de Giovani Monteiro, coreógrafo e bailarino conhecido em Caxias do Sul por sua trajetória e carisma, e da bailarina Carol Zini a Ballroom promove, mais uma vez, um festival que mistura sotaques, sons e muita diversão.
As oficinas gratuitas de dança antecedem o Festival, para que o público comece a relembrar ou aprender do zero os passos do forró. Com os professores Giovani e Carol, as oficinas tiveram início no dia 3 de maio e seguem neste sábado (10) e no próximo (17), às 14h, no Centro de Cultura Ordovás. As oficinas têm vagas limitadas e a inscrição deve ser feita pelo link.
O Festival Forró da Serra começará com uma grande festa na Vila Basílico, dia 16 de maio (sexta), a partir das 19h30. Será uma verdadeira oportunidade para conhecer e celebrar a cultura nordestina. O salão estará especialmente preparado para todo mundo dançar ao som de atrações nacionais como a cantora e instrumentista Fran Nóbrega, que fará seu show junto com a banda Baião de Cordel. Em seguida, o festival receberá o multi-instrumentista Cleber Almeida, que se une à banda Forró Solado.
Além dos shows, a cozinha do evento vai preparar um cardápio típico para quem quiser jantar ou petiscar no local. Para participar da festa, os interessados podem comprar ingresso antecipadamente, acessando o link disponível no @forrodaserrars. Moradores de Caxias têm direito a meia-entrada. A alimentação não está incluída no valor do ingresso.
No sábado, 17 de maio, o público poderá participar de mais uma aula de dança gratuita no Ordovás e terá a oportunidade única de fazer uma oficina de música, também gratuita com o multi-instrumentista Cleber Almeida.
A programação não acaba por aí. No sábado, o Festival segue com Arrasta-Pé de Rua, no Moinho da Estação. No domingo o Festival entra na comemoração dos três anos da Feira Maesa Cultural, com a participação de Cleber Almeida e Fran Nóbrega + Forró Solado, às 15h45.
Um dos idealizadores da programação, Giovani Monteira, afirma que, com raízes no baião, xote e arrasta-pé, o forró é mais do que um gênero musical, é uma linguagem cultural. Segundo ele, a essência do estilo musical está na batida envolvente e na alegria que contagia.
“O Festival Forró da Serra é isso: uma festa para todos. Para dançar, para aprender, para celebrar. Um encontro de ritmos, sotaques e pessoas que acreditam no poder da cultura para transformar e aproximar”, pontua.
Leia mais:
Câmara revoga prêmio concedido por vereador a empresário em prisão domiciliar, em Caxias
Advogado radicado em Caxias concorre a posto de desembargador do TRE no RS
Trânsito de Caxias do Sul terá bloqueios neste domingo
Presidente da Câmara de Caxias reflete sobre a cultura do racismo e da intolerância religiosa
Clóvis de Barros Filho é um dos palestrantes do Simecs Transforma, em Caxias
Tags:
Cultura Caxias do Sul Nordeste quinta edição Festival Forró da Serra oficinas música Evento