Projeto da Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com o Hospital Virvi Ramos e o Governo do RS já realizou mais de mil procedimentos
redacao@serraempauta.com.br
25.01.2026 - 18h31min
De 13 de novembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026, o Centro de Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa, do Programa Saúde 60+ RS já realizou 1.063 atendimentos. O Centro fica localizado no Hospital Virvi Ramos, utilizando toda a estrutura para exames laboratoriais e de imagem, o que facilita o acesso dos pacientes aos serviços. Em Caxias do Sul, a população idosa chega a mais de 84 mil pessoas.
A população tem elogiado especialmente a possibilidade de contar com especialistas e com exames de alta complexibilidade realizados no mesmo local. É o caso da senhora Benta Castro de Brito, 77 anos, referenciada pela UBS Cristo Redentor, que foi levada pelo filho Orides, para realizar diversos exames, em razão de insuficiência cardíaca, pressão alta e cegueira bilateral, entre outros problemas de saúde.
"Minha mãe está sendo atendida Há um mês, quando chegou aqui foi atendida pela Assistente Social, pela Psicóloga e pelo Geriatra, que solicitou uma tomografia e graças a isso descobrimos um problema de vesícula que ela tem. Hoje temos consukta com a fisioterapeuta. Me surpreendeu muito ter tudo junto, no mesmo lugar. Um serviço novo, rápido, que agradecer por isso", destacou Orides.
Os atendimentos feitos no Centro de atendimento ocorrem nas seguintes áreas: medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia, fisioterapia. Além disso, ainda ocorrem no ambiente, as teleconsultas e ações de matriciamento (atuação conjunta de diferentes equipes para análise e tratamento dos pacientes).
O secretário Municipal da Saúde, Rafael Bueno, ressaltou a importância do programa. "É um sonho transformado em realidade, com um trabalho diferenciado para idosos frágeis, que precisam de um atendimento especializado e contínuo. Vamos avançar ainda mais neste ano e nossos idosos terão um atendimento cada vez mais digno", destacou.
O novo ambulatório é voltado para idosos classificados como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência, e oferece continuidade do cuidado iniciado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem, garantindo um atendimento integral e especializado. O encaminhamento dos pacientes é feito pelas equipes da atenção primária, com base em critérios como o índice de vulnerabilidade clínica funcional ou o diagnóstico de demência.
Leia mais:
Caxias terá Colônia de Férias para Idosos
Comitiva estuda sistema antigranizo implantado em Santa Catarina
Idosos em vulnerabilidade já podem ser apadrinhadas em Caxias do Sul
Randoncorp formaliza adesão a iniciativa de descarbonização na Suíça
Empresa de jogos da Serra Gaúcha firma parceria inédita com marca do grupo Cimed
Tags:
Centro de Atendimento à Pessoa Idosa Caxias do Sul Saúde Pública idoso
