Siga nossas redes sociais
Logotipo - Centro de Autismo de Caxias completa três anos de atividades | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Centro de Autismo de Caxias completa três anos de atividades | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Atendimento

Centro de Autismo de Caxias completa três anos de atividades

Serviço é ofertado a crianças de um a oito anos de idade no município

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Rafael da Silva Carvalho/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Centro de Autismo de Caxias do Sul completa três anos de atividades nesta sexta-feira (22). Criado através de um acordo de cooperação da prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, junto ao Círculo Saúde, o serviço presta atendimento especializado a crianças entre um e oito anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. 

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O objetivo é humanizar e qualificar o atendimento, bem como auxiliar no desempenho escolar, por meio do apoio às escolas onde os usuários estudam. A equipe é multiprofissional, composta por 20 profissionais, com especialidades nas áreas médicas, de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicomotricidade e serviço social.

A diretora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da SMS, Marina Guerra, relembra que o Centro de Autismo surgiu pela necessidade de atendimento especializado para as crianças com TEA. 

"Para nossa surpresa, foi um serviço que passou a executar as atividades de uma forma excelente, e isso a gente consegue avaliar a partir do depoimento das famílias, e desde o começo foi assim. Então, é um serviço que, a nível de atendimento para as crianças pequenas, que é o público-alvo, faz muita diferença no curso do transtorno e na qualidade de vida dessas crianças e famílias. É um serviço que tem uma equipe grande, que consegue atender às diversas necessidades e que colabora muito com Caxias do Sul e com esse público que está precisando de atendimento", pontua.

Através do Centro de Assistência à Saúde, o Círculo Saúde faz a gestão e operacionalização do serviço, entregando à comunidade 80 vagas para atendimentos por duas vezes na semana e mais 12 vagas para atendimentos uma vez por semana, totalizando 92 vagas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o período de 18 meses. 

O serviço também oportuniza duas datas ao mês para atendimento às escolas. As famílias participam de grupos de orientação parental, conduzidos pela equipe técnica, e também recebem atendimento individual de um técnico para acolher e construir estratégias de intervenção. O atendimento é realizado totalmente por meio do SUS, em que os pacientes são encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A diretora técnica do RAPS, Luciana Lunardi de Almeida. lembra que o serviço é precursor no modelo de atendimento que proporciona.

"O atendimento é concomitante às famílias e às crianças, para que as famílias, mesmo depois da alta, tenham essa capacitação para seguir com as intervenções em casa. A restrição dos 18 meses é em função de que a gente precisa ofertar, possibilitar que mais crianças acessem esse tratamento. É importante também lembrar da questão da intervenção nas crianças de até oito anos para se poder atuar precocemente e mudar um pouco o curso do transtorno na vida dessas crianças. As famílias também estão sendo capacitadas ao mesmo tempo em que as crianças estão sendo atendidas, isso é bem interessante", enfatiza.

Antes da abertura do Centro de Autismo, as crianças com TEA eram atendidas nos diversos serviços da rede SUS do município. Em agosto de 2022 os atendimentos passaram a ser concentrados em um único lugar. 

A estrutura conta com um prédio de dois andares no bairro São Pelegrino, com oito salas para atender as necessidades dos usuários. No espaço externo, uma horta terapêutica, onde as crianças desenvolvem diversas atividades e todas as que completam os 18 meses de tratamento deixam sua marca no local, a mão de tinta que forma uma árvore multicolorida, intitulada de "Árvore do Carinho". 

Nestes três anos, já passaram pelo serviço 201 famílias e, até o momento, 51 escolas receberam escuta e orientação.

Gerente do Centro de Assistência à Saúde do Círculo, Ivonete Polidoro Pontalti, ressalta a importância do serviço comunitário para a otimização de recursos e acessibilidade. Ela afirma a constatação de que este serviço conjunto entre poder público e iniciativa privada (Círculo Saúde) se mostrou viável, capaz e exitoso.

"Reiteramos que a proposta de atendimento em grupo para crianças com TEA mostrou-se frutífera; que o tratamento do TEA requer precocidade e pluralidade de atendimentos integrados: paciente, família, escola e rede. A diversidade de competências e formação da equipe é condição para bons resultados. É possível criar um bom serviço comunitário, otimizando recursos e firmando parcerias. O Círculo Saúde celebra com a comunidade o aniversário do Centro de Autismo", declara.

"Podemos dizer que em três anos contamos uma história especial escrita por várias mãos. Mãos que nos oportunizam e presenteiam com este serviço, dos profissionais que aqui compõe a equipe que desenvolvem com maestria suas competências, e pelas famílias e crianças que nos ensinam diariamente sobre acolhida, resiliência, força e determinação no dia a dia do autismo. Que venham muito mais aniversários para comemorarmos este lindo trabalho de apoio, cuidado e fortalecimento ofertado à comunidade caxiense", celebra a coordenadora do Centro de Autismo, Danise Schneider Igansi.

Thais Kuse dos Santos, mãe do pequeno Felipe de Andrade Kuse dos Santos, sete anos, que frequenta o Centro de Autismo há aproximadamente um ano, enaltece o trabalho desenvolvido e se diz feliz por acompanhar a evolução do filho. 

"Felipe vai fazer um ano que está vindo aqui no Centro do Autismo e ele deu uma melhora muito boa nos atendimentos. Ele já se comunica melhor, caminha melhor... porque ele tem um problema no cérebro e não caminhava ainda. Agora, sem apoio, ele já consegue caminhar, consegue se comunicar, mostrar o que ele quer. Ele está bem independente perto das condições que ele tem. Aqui eles têm um carinho muito grande pelas crianças e pelos pais também, eles são muito queridos e nos acolhem bastante. Quando a gente tem alguma dúvida, alguma dificuldade, eles ajudam. Então o trabalho aqui é perfeito, muito bom", finaliza sorridente.

O Centro de Autismo fica localizado na Rua Pinheiro Machado, 2738, São Pelegrino. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 12h e das 13h15min às 18h. 

Atualmente, todas as vagas estão preenchidas. No entanto, existe lista de espera para o atendimento. Para mais informações, interessados podem contatar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da SMS via telefone 3901-1401, responsável por estabelecer diretrizes para políticas públicas de saúde mental.

Estimulação Sensorial

Uma sala equipada com o objetivo de estimular sensorialmente, promover relaxamento, estimular competências cognitivas, sociais e motoras também foi montada no Centro de Autismo.

O método Snoezelen, nome oriundo da junção de duas palavras: Snuffelen = cheirar; e Doezelen = relaxar, surgiu na Holanda em meados de 1970. O tratamento é realizado em salas multissensoriais, com recursos para a estimulação sensorial e promove o aumento da atenção, minimizando os efeitos causados pelo autismo, doenças mentais, hiperatividade, dentre outros.

Leia mais:
Caxias do Sul abre novo leilão eletrônico de bens imóveis

Solenidade marca início das obras de monumento da Imigração Italiana, em Caxias
Secretário de Caxias anuncia previsão de R$ 6,3 milhões para o Fiesporte
Convenção de contabilidade reúne lideranças nacionais na Serra
Obras de drenagem no bairro Bela Vista exigem detonações, em Caxias

Tags:

Atendimento Centro Autismo Caxias do Sul atividades serviço município saúde