“Elementos” orienta os leitores sobre questões relacionadas à crise climática
redacao@serraempauta.com.br
05.08.2025 - 13h34min
Com uma capa impactante assinada pelo artista multifacetado, Pixote Mushi, de São Paulo, o livro “Elementos”, primeiro do gênero infantojuvenil do rapper e escritor Chiquinho Divilas, já chegou marcando presença. Como uma espécie de manifesto poético-educativo, a obra será lançada nesta quinta-feira (7), às 18h, na Biblioteca Parque da Fundação Marcopolo, em Caxias do Sul. Ao garantir a obra, o leitor pode conferir uma palestra-show e um espetáculo exclusivo inspirados nas páginas do livro.
Com uma linguagem vibrante, acessível e rimada, os elementos da natureza encontram os elementos do hip-hop — o DJ, o MC, o Break e o Graffiti — para provocar reflexões sobre identidade, cultura e resistência. Com objetivo de tratar de temas voltados à sustentabilidade, Chiquinho aproveita a obra para informar e orientar o leitor sobre questões relacionadas à crise climática.
Ele explica que, com o agravamento das mudanças climáticas, os impactos ficam evidentes nas tempestades intensas e inundações, como recentemente se viu no nosso estado. Além disso, vivenciamos secas que afetam os rios amazônicos, cujos níveis estão entre os mais baixos da história, e o aumento de incêndios em todos os biomas do Brasil, intensificando o desmatamento e prejudicando a biodiversidade de forma alarmante.
“Quando perguntamos às crianças, quais são os elementos da natureza? Elas sabem. E em geral, as crianças já demonstram interesse pelo assunto. Misturar os elementos da natureza com o hip-hop pode facilitar também a difusão de valores ligados à sustentabilidade. Ainda é recente toda a situação e os efeitos das enchentes no nosso estado”, pontua o rapper e escritor.
O tema sobre emergências climáticas é ainda pouco discutido no ambiente escolar, uma vez que o ensino público não conseguiu cumprir o ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Esse dado foi reconhecido pelo IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, responsável por monitorar o cumprimento dos 17 ODS no Brasil.
Chiquinho criou um rap para cada elemento. Músicas inéditas, feitas exclusivamente para o livro, trazendo a força da palavra rimada como instrumento de educação e transformação. É a literatura através da letra do rap. “Elementos” aproxima o universo da natureza aos fundamentos do hip-hop e em breve, nas plataformas de áudio de sua preferência.
- A Dança encontra a Água
- O DJ se conecta à Terra
- O MC se funde com o Ar
- O Graffiti ilumina e dialoga como o Fogo
O livro propõe um olhar artístico, pedagógico e urgente sobre as mudanças climáticas, conectando a cultura hip-hop e o meio ambiente de forma prática e acessível para crianças e jovens. Com ilustrações vibrantes do grafiteiro Thug e da ilustradora Giovanna Fogaça, a obra ganha cor, identidade e movimento.
Leia mais:
Grupo Brinox, de Caxias, abre inscrições para trainees na área comercial
Samae cancela parada programada do Faxinal nesta terça, em Caxias
Municípios da Serra criam grupo por melhorias na área da saúde
Prefeitura inicia manutenções em estradas de terra no Desvio Rizzo, em Caxias
Projeto musical em escolas e entidades de Caxias retorna nesta terça
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Chiquinho Divilas lançamento livro elementos infantojuvenil crise climática sustentabilidade