Iniciativa foi apresentada pelo sócio-diretor da Critério, Cezar Freitas
redacao@serraempauta.com.br
26.09.2025 - 14h37min
A RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (22), marcou a apresentação oficial do projeto de Place Branding de Caxias do Sul, iniciativa que será liderada pela entidade para transformar a imagem e fortalecer o potencial da cidade.
O projeto foi detalhado durante palestra do sócio-diretor da Critério – Resultado em Opinião Pública, consultoria responsável pela gestão e execução do trabalho, Cezar Freitas.
Além da CIC Caxias, também participam do projeto como parceiros institucionais a Prefeitura de Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Câmara dos Dirigentes Lojistas CDL Caxias), Sindigêneros, Sindilojas Caxias e Sicredi Pioneira.
De acordo com Freitas, o Place (local) Branding (marca) busca transformar a reputação da cidade em um ativo estratégico de desenvolvimento. A proposta é criar uma marca forte que expresse a relevância do Município, amplie a confiança de investidores e atraia talentos, além de despertar orgulho na própria população.
Exemplos internacionais como Detroit (EUA) e Medellín (Colômbia), além de referências nacionais como Joinville (SC), demonstram o impacto positivo desse tipo de iniciativa.
"O projeto propõe ajudar Caxias do Sul a construir uma imagem proporcional à sua relevância", afirmou Freitas.
O desenvolvimento será conduzido em duas fases principais. Na fase de concepção, haverá pesquisa e diagnóstico, definição de identidade e posicionamento, desenvolvimento de identidade visual e verbal, e elaboração de pesquisa em parceria com a UCS.
Na etapa seguinte, a implementação e engajamento, com a criação da estratégia de comunicação, lançamento da marca e fortalecimento da reputação junto a diferentes públicos.
O modelo de governança prevê a participação ativa de apoiadores, patrocinadores, Poder Público, entidades associativas, influenciadores e meios de comunicação, em alinhamento com a coordenação da CIC Caxias e a gestão técnica da Critério.
Para o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, a iniciativa simboliza um movimento coletivo.
"Com este projeto, a CIC Caxias reafirma sua missão de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade e da Região. Caxias do Sul precisa mostrar para fora dos seus limites toda a sua força produtiva, cultural e social. O Place Branding é um passo decisivo nesse sentido, de consensos internos convergentes, e temos a convicção de que, com o engajamento das entidades, das lideranças e o trabalho da Critério, teremos uma entrega à altura das expectativas da nossa comunidade," afirmou.
Leia mais:
Ronaldo Velho Bueno autografa seu livro na Feira do Livro de Caxias
Caxias do Sul ganha primeira gelateria internacional, a Freddo
Prefeitura de Caxias vai liberar espaços nos dois cemitérios municipais
Concurso melhores vinhos de Caxias do Sul serão conhecidos neste sábado
Rafael Bueno assumirá a Secretaria da Saúde de Caxias no dia 6 de outubro
Tags:
Economia Place Branding CIC lança projeto transformar imagem Caxias do Sul