A obra "Onde os fatos não têm vez" discute desinformação e teorias conspiratórias
redacao@serraempauta.com.br
26.09.2025 - 11h29min
A literatura e o jornalismo se encontram na 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, com a presença do jornalista e pesquisador Ronaldo Velho Bueno. Neste domingo (28), às 17h, no Espaço de Autógrafos 2, o autor realiza sessão de autógrafos de "Onde os fatos não têm vez: Umberto Eco e a pós-verdade".
O trabalho parte do romance Número Zero (2015), último livro de Umberto Eco, para discutir como a ficção literária pode ajudar a compreender os dilemas contemporâneos ligados ao jornalismo, à desinformação e às teorias conspiratórias. Publicada pela Paco Editorial, a obra estará à venda na Do Arco da Velha, por R$ 43.
“Os bons ficcionistas são aqueles que nos ajudam, por meio de suas histórias e seus personagens, a interpretar o mundo e a compreender os fenômenos culturais. Umberto Eco foi um desses autores. ‘Número Zero’ mostra, com tom irônico, tudo aquilo que a comunicação não pode ser”, explica o autor.
Fruto da pesquisa de Bueno no mestrado em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), o livro busca transpor os muros da academia e tornar acessível a reflexão sobre o fenômeno chamado de pós-verdade.
“Um dos maiores desafios da ciência é a divulgação. O que tento fazer é compartilhar o que estudei com outros públicos; leitores que apreciam a obra de Umberto Eco ou pessoas que tenham interesse pela temática da pós-verdade”, conclui.
Leia mais:
Caxias do Sul ganha primeira gelateria internacional, a Freddo
Prefeitura de Caxias vai liberar espaços nos dois cemitérios municipais
Concurso melhores vinhos de Caxias do Sul serão conhecidos neste sábado
Rafael Bueno assumirá a Secretaria da Saúde de Caxias no dia 6 de outubro
Santa Lúcia do Piaí terá evento pelos 100 anos do distrito de Caxias do Sul
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Ronaldo Velho Bueno autógrafo livro Feira do Livro Caxias do Sul