Siga nossas redes sociais
Logotipo - Comissão Processante da Câmara de Caxias divulga datas dos depoimentos do caso Fantinel denunciado por racismo | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Comissão Processante da Câmara de Caxias divulga datas dos depoimentos do caso Fantinel denunciado por racismo | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter
  • 970x180.jpg pixel

Pedido de cassação

Comissão Processante da Câmara de Caxias divulga datas dos depoimentos do caso Fantinel denunciado por racismo

As oitivas serão transmitidas pela TV Câmara, pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br, e pelas redes sociais da Casa

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Luan Hagge/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Comissão Processante, que trata do pedido de cassação contra o vereador Sandro Fantinel (sem partido), divulgou, nesta quarta-feira (12), durante o Pequeno Expediente, as datas em que as testemunhas serão ouvidas.

portal-serra-em-pauta_banner-serra-em-pauta_210x210px.png

A presidente do grupo, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), informou que os depoimentos de defesa serão colhidos nos dias 14 e 17 deste mês, a partir das 13h30min. As oitivas vão ocorrer na sala das comissões vereadora Geni Peteffi, na sede da Câmara de Vereadores, na Rua Alfredo Chaves, 1323, Bairro Exposição.

O depoimento de Fantinel será na segunda (17), a partir das 16h. O denunciado será o último a ser ouvido, conforme previsão legal estabelecida no decreto-lei 201/1967. Até está quarta, apenas Manoel Valente Figueiredo Neto não havia sido notificado. As outras nove testemunhas confirmaram a participação nas oitivas. Confira abaixo a data e horário das 10 testemunhas.

A presidente da Comissão Processante salientou, ainda, que as oitivas serão transmitidas pela TV Câmara, canal 16 da Claro, pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br, e pelas redes sociais da Casa.

Já o acesso à sala das oitivas será permitido apenas aos vereadores e a profissionais de imprensa. Somente os parlamentares que integram a Comissão Processante e os procuradores farão questionamentos às testemunhas.

Segundo a presidente da Comissão Processante, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), o parecer final deverá ser apresentado entre a primeira e segunda semana de maio.

Denúncias

As denúncias, contidas em quatro documentos externos, foram admitidas pela unanimidade do plenário na sessão ordinária de 2 de março. Fantinel fez declarações preconceituosas contra os trabalhadores baianos resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves, na sessão do dia 28 de fevereiro.

A pedido da defesa de Fantinel, a Comissão Processante decidiu excluir a denúncia apresentada pelo filiado do Patriota, Davi Catarino Santana, porque não está habilitado para representar o partido desde o final do ano passado.

Calendário dos depoimentos

Sexta (14)

:: Manoel Valente Figueiredo Neto, às 13h30 min
:: Edson Humberto Nespolo, às 14h
:: Daiane de Oliveira Padilha, às 14h30min
:: José Carlos dos Reis, às 15h
:: Carina Machado de Souza dos Santos, às 15h30min

Segunda (17)

:: José Osmar Rodrigues, às 13h30min
:: Márcia Alves de Madeira Rodrigues, às 14h
:: Lourenço Girotto, às 14h30min
:: André Figueredo do Amaral, às 15h
:: Valter Suzin, às 15h30min

Próximas etapas

:: Encerrada a instrução envolvendo as testemunhas, o vereador terá o prazo de 5 dias para apresentar razões escritas;
:: Depois da apresentação das razões escritas, a Comissão Processante deverá emitir parecer final, pela procedência ou improcedência da acusação, e solicitará ao presidente da Câmara a convocação de sessão para julgamento;
:: Na sessão de julgamento, serão lidas as peças que forem requeridas pelos vereadores e vereador. Os vereadores poderão se manifestar pelo tempo máximo de 15 minutos cada um. O vereador ou o seu procurador terá o prazo máximo de 2 horas para produzir a sua defesa oral. Concluída a defesa, serão feitas tantas votações nominais quantas forem as infrações articuladas na denúncia. Considerar-se-á afastado, definitivamente, do cargo, o vereador com o voto de dois terços a favor da denúncia. Concluído o julgamento, o presidente da Câmara proclamará, imediatamente, o resultado e, se houver condenação, expedirá o competente decreto legislativo de cassação do mandato de vereador. Se o resultado da votação for absolutório, o presidente da Câmara determinará o arquivamento do processo. Em qualquer caso, é comunicado o resultado à Justiça Eleitoral.

Leia mais:
Feira da Maesa recebe Kako Xavier e a dupla Tita e Rafa no domingo, em Caxias
Encontro de Gerações orienta adolescentes sobre educação financeira
Prefeituras e órgãos de segurança definem ações para tranquilizar comunidade escolar
Consórcio apresenta sugestões preliminares de PMI do Parque da Festa da Uva, em Caxias
Sesc recebe espetáculo O Homem e a Mancha nesta quinta-feira, em Caxias

Tags:

Pedido de cassação Comissão Processante Câmara de Caxias divulga datas depoimentos Sandro Fantinel denunciado racismo Caxias do Sul