Quem reduz visibilidade e corta comunicação, perde espaço. Quem se posiciona, ganha mercado
fabio@gesto.digital
24.07.2025 - 08h34min
Montei minha agência em 2014, em um Brasil já instável, com a economia balançando no período pré-Dilma. Naquele momento, muitos empresários cortaram investimentos e se fecharam para o mercado. A história se repetiu durante a pandemia. O mundo parou, empresas congelaram orçamentos e o medo tomou conta.
Porém, as empresas que trabalharam comigo nesse período cresceram, em média, 37% mesmo no auge do caos. E sabe por quê? Porque, em vez de frear, incentivei meus clientes a acelerar e ocupar os espaços que a concorrência, paralisada pelo medo, estava deixando no mercado.
Lembro de dizer para meus clientes na época:
"Se vocês, que estão investindo firme e estrategicamente em marketing, estão assustados, imagina quem não está? É por isso que vejo tanta placa de ‘Aluga-se’ por aí."
Essa frase resume o que acredito.
Em momentos de crise, não se trata apenas de vender, mas de continuar sendo visto, lembrado e confiável, enquanto tantos outros se escondem.
Hoje, com a crise política no Brasil e as tensões internacionais como as medidas de Trump, que afetam diretamente setores como o metalmecânico em Caxias do Sul vejo exatamente a mesma dinâmica. Quem reduz visibilidade e corta comunicação, perde espaço. Quem se posiciona, ganha mercado.
Por isso, separei alguns insights para você que é empresário ou profissional de marketing e está se perguntando o que fazer nessa época de incertezas.
1. Entenda o momento e a mente do cliente
O seu cliente está tão inseguro quanto você. Se você falar apenas de preço, será apenas mais um fornecedor. Mostre como sua empresa ajuda a manter a produção, reduzir custos ou aumentar a eficiência. Histórias reais e resultados concretos geram confiança, foque no quanto você tem estado ao lado dele em momentos que os outros não entregaram.
2. Marketing não é custo, é escudo
Vejo empresas de Caxias cortarem o marketing assim que o mercado aperta. Quem continua investindo, mesmo com menos, aparece quando todos estão calados. Em 2014 e na pandemia, foi exatamente isso que fez meus clientes crescerem.
3. Seja impossível de ignorar
Empresas não compram apenas preço. Elas querem confiabilidade, prazo, entrega. Um dos meus clientes do setor metalmecânico aumentou vendas quando deixou de falar apenas sobre qualidade técnica e passou a mostrar como seu produto evitava paradas de produção e economizava dinheiro.
4. Tenha uma comunicação precisa
Marketing não é gritar, é falar certo. Descobrir o que o cliente está pensando e comunicar soluções claras. Muitas vezes, menos conteúdo, mas com mais relevância, gera muito mais resultado.
5. Invista com foco e inteligência
Não é estar em todos os canais, é estar nos canais certos. Durante a pandemia, usei testes rápidos (A/B testing) para ajustar anúncios em tempo real, otimizando cada centavo dos investimentos.
Também utilizei o RD Station Marketing para entender quais canais trazem maior rentabilidade, no Google ADS por exemplos aumentamos em 27x o investimento de um cliente de serviços, o resultado, quase R$ 10 milhões de faturamento adicional.
Caxias sempre foi um exemplo de trabalho duro e reinvenção. Crises vêm e vão, mas quem se posiciona e investe em marketing, com planejamento, estudando os dados não apenas sobrevive, cresce.
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Negócios, Inovação e Marketing Fábio Langer colunista Como trabalhar com marketing em tempos de crise Caxias do Sul