Projeto Resíduos Serra já solicitou licença de instalação junto à Fepam
redacao@serraempauta.com.br
26.08.2025 - 21h04min
Os municípios que integram a iniciativa da Universidade de Caxias do Sul (UCS) que prevê a transformação de lixo em energia e em produtos de valor agregado foram apresentados ao status do projeto Resíduos Serra (RS UP).
As atividades avançam rumo à instalação de uma usina teste para processar cinco toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos no Aterro Sanitário Rincão das Flores, na localidade do Apanhador.
Na última quinta-feira (21), o coordenador técnico do RS UP e responsável pelo Laboratório de Energia e Bioprocessos da UCS, professor Marcelo Godinho, expôs os detalhes e fez um prognóstico das próximas etapas. Foi exibido todo o projeto técnico da usina teste, bem como a solicitação da licença de instalação (LI) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
O pedido da LI foi protocolado e segue tendo o acompanhamento da equipe técnica da UCS. A etapa vigente do projeto será finalizada com a expedição da LI da usina.
Sobre o momento atual da proposta, Godinho explica que a usina possui um projeto executivo pronto e que há um valor estimado para a construção do local. A partir de agora, é esperada a emissão da licença de instalação pela Fepam. Em paralelo, serão buscados os recursos financeiros.
"É um projeto muito inovador, será a primeira licença de instalação para um processo de reaproveitamento térmico de resíduo sólido urbano no Rio Grande do Sul. Então, consistirá em algo muito impactante para o Estado e para o país. O projeto RS UP envolve diferentes técnicas, mas, basicamente, a nossa meta é evitar a destinação de resíduos para o Aterro. Todo o resíduo sólido urbano se transformaria em produtos, retornaria à comunidade como algo útil para a sociedade", detalha.
Participaram da reunião os representantes dos cinco municípios vinculados à fase dois do projeto Resíduos Serra – RS UP, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Serra Gaúcha e a UCS. Atualmente, são consorciados à iniciativa os municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Serafina Corrêa, Bom Jesus e São Marcos.
Além de Godinho, integram a equipe técnica do projeto os professores Gabriel Pauletti, Monica Mattia e Lademir Beal, os engenheiros Maurício Monteiro Almeron, Celso Victor Hahn e Daniel Cezario, o arquiteto Milton da Silva Becker e o químico industrial Ivan Pedro Lazzarotto.
Leia mais:
Prefeito e vice de Caxias recebem a rainha e princesas da Festa da Uva 2026
Vereadora propõe naming rights para espaços públicos de Caxias do Sul
Farmácia do Ipam abre concurso público em Caxias do Sul
Obras de asfalto avançam na Estrada Travessão Porto, em Caxias do Sul
Tatiéli Bueno homenageia Mercedes Sosa nesta quarta, em Caxias
Tags:
Geral próximas etapas consórcio cinco municípios avança usina teste processamento sólido