Visita de agente orienta regularização do débito e evita a suspensão do fornecimento de água
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11.09.2025 - 15h55min
Para reduzir a inadimplência e aprimorar o diálogo com o usuário, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) passou a realizar uma etapa adicional antes da suspensão do fornecimento de água por falta de pagamento.
Desde 21 de julho, um agente da empresa Enorsul, a mesma contratada pela autarquia para efetuar o corte em caso de inadimplência, faz uma visita de orientação ao cliente em débito e oferece um novo aviso e oportunidade de regularização.
Nesse contato, não há cobrança presencial, ou seja, não são emitidos boletos impressos e não é informada chave Pix nem solicitado pagamento em dinheiro. O consumidor é orientado a gerar sua fatura no site ou aplicativo do Samae. Uma vez apresentado o comprovante de pagamento, a ordem de suspensão é cancelada.
O procedimento funciona como uma "última chamada" antes do corte — uma medida de prevenção e negociação que complementa os avisos já impressos na fatura anterior.
Conforme prevê a legislação, o corte no abastecimento de água nos imóveis pode ocorrer após 30 dias do vencimento da conta, caso a pendência não seja resolvida.
Em caso de dúvidas, o Samae atende pelos telefones 115 e 08007728600.
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