“Enquanto visões da rua dançam na minha cabeça” reúne contos que misturam humor, filosofia e memória
redacao@serraempauta.com.br
03.12.2025 - 12h56min
Cidades são feitas não apenas de ambição demarcatória, pedra de basalto, concreto armado, asfalto, madeira e metal. Elas também dependem da linguagem e do imaginário que se formará ao seu redor para permanecer.
Sabendo muito bem disso e do quanto a literatura amplia o que chamamos de identidade, seja individual seja coletiva, o escritor T. S. Marcon (Tiago Sozo Marcon) apresenta a sua terceira obra “Enquanto visões da rua dançam na minha cabeça”.
O livro reúne histórias curtas, que poderiam ser lidas como um romance fragmentado, moldadas na consideração e no escrutínio do ímpeto da juventude.
O lançamento ocorre neste sábado (6), das 10h às 14h, na Livraria Do Arco da Velha, em Caxias do Sul. A obra é publicada pela Editora Caos & Letras e reúne contos que misturam humor, filosofia, memória, desejo, adolescência e dificuldade. O evento é gratuito e os exemplares estarão à venda no local.
Sob o humor e a melancolia quase invisível dos textos, emerge o retrato de uma adolescência de guris de bairro operário, meio que à deriva entre o sexo e o tédio, a vertigem e a alienação, a rebeldia e o afeto. Em alguns momentos, ler o livro é como ouvir um amigo contar as aventuras de sua juventude. Em outros, é o inventário folclórico de uma geração.
Além de escritor, T.S. Marcon também é fotógrafo e arquiteto, formado pela UFRGS. Em 2015 fez parte da turma de 30 anos da oficina de escrita do professor Assis Brasil. Desde então tem participado de diversas antologias de contos. Como fotógrafo, já recebeu menções honrosas em Bienais.
Em sua carreira literária já publicou “Deus veste legging”, livro de crônicas, e “Diário da castração”, seu primeiro romance, ganhador do prêmio Vivita Cartier em 2024.
Leia mais:
Servidores de Farroupilha alertam sobre tentativa de alteração da Previdência
Prefeitura de Caxias e Câmara de Vereadores recebem iluminação cênica
CSG alerta sobre golpes envolvendo pagamento de pedágio eletrônico
Oficina de escrita criativa encerra ciclo do programa Desacelera em Caxias do Sul
O novo mapa do luxo no Sul do Brasil
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul escritor T.S. Marcon lançamento livro contos Enquanto visões da rua dançam na minha cabeça
