Siga nossas redes sociais
Logotipo - Farroupilha decreta situação de emergência após tornado | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Farroupilha decreta situação de emergência após tornado | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Prejuízos

Farroupilha decreta situação de emergência após tornado

Escola de Ensino Fundamental José Chesini sofreu destelhamento quase total e destelhamento de cerca de 20 residências

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Janriê Guilden/Prefeitura de Farroupilha/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Farroupilha decretou situação de emergência nas áreas do Município atingidas pelo tornado registrado na terça-feira (23). A comunidade de Vila Rica está entre as mais afetadas pelos fortes ventos e pelas chuvas intensas.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta (24), reconhece os impactos da tempestade local com vendaval. O evento climático extremo provocou danos materiais, além de prejuízos econômicos e sociais.

Na comunidade de Vila Rica, os prejuízos foram significativos, com registros de destelhamentos, queda de árvores, danos severos à Escola de Ensino Fundamental José Chesini, que sofreu destelhamento quase total e alagamentos internos, além do destelhamento de aproximadamente 20 residências, a falta de energia elétrica, danos em estradas e dificuldades de acesso.

Apesar dos estragos significativos, não houve feridos. As famílias que tiveram suas casas comprometidas foram acolhidas por parentes e amigos, não havendo registro de desabrigados ou desalojados.

Diante desse cenário, equipes de diversas secretarias municipais atuaram de forma integrada, especialmente no apoio às equipes da RGE, para o restabelecimento da energia elétrica, além de ações de limpeza, desobstrução de vias, pontilhões e bueiros.

Com a decretação da situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta, assistência à população afetada, reabilitação das áreas atingidas e reconstrução de estruturas danificadas. O decreto também permite a dispensa de licitação para aquisições e serviços necessários ao enfrentamento da situação, garantindo maior agilidade nas intervenções.

A medida tem validade até 30 de abril de 2026, ou enquanto perdurarem os efeitos do desastre, reforçando o compromisso do Município em minimizar os impactos e assegurar o atendimento às famílias atingidas, especialmente na comunidade de Vila Rica.

Leia mais:
Aprovado repasse de mais de R$ 14 milhões ao transporte coletivo de Caxias do Sul
Estela Balardin denuncia injúria racial no plenário da Câmara de Caxias do Sul
Empresária Márcia Costa é candidata à presidência do Sindilojas Caxias
Sesc de Caxias encerra ano com 730 ações culturais e agenda intensa para 2026
Trabalhadores do Hospital Saúde, em Caxias, iniciam paralisação por tempo indeterminado

Tags:

Prejeuízos Prefeitura de Farroupilha decreta situação emergência tornado