Evento ocorrerá de 26 de setembro até 12 de outubro, e terá mais de 370 atividades culturais
redacao@serraempauta.com.br
03.09.2025 - 17h41min
A programação da Feira do Livro de Caxias do Sul foi lançada nesta quarta-feira (3), no no Teatro Pedro Parenti. O evento com o tema No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação será realizado entre os dias 26 de setembro e 12 de outubro reúne mais de 370 atividades literárias e artísticas variadas, voltadas para diferentes públicos.
Além das atrações, a feira contará com a tradicional venda de livros na praça, com 18 bancas na área geral e seis na área infantojuvenil. A expectativa é de variedade tanto nos gêneros quanto nos títulos, com obras para crianças, jovens e adultos.
Autores nacionais de grande apelo popular, como a Monja Cohen, estarão na Praça Dante Alighieri. Além dos livros e da literatura, uma agenda recheada de contação de histórias, shows musicais, dança, teatro e exposições poderão ser conferidos pelo público caxiense.
Durante o lançamento da Feira também foi anunciado que serão feitas homenagens especiais ao escritor Luis Fernando Verissimo, ex-patrono da Feira de 1998, que morreu no sábado (30), e a José Clemente Pozenato, morto em novembro do ano passado, que também foi Patrono da Feira do Livro no ano de 1994.
Na programação visual deste ano, criado pela Desalinha Design UCS, existem cinco cartazes diferentes, que aludem à grande travessia dos imigrantes, aproximando o conceito às comemorações dos 150 anos da imigração. As criações aproximam conceitos geográficos, simbólicos, afetivos e culturais.
Para o dia 26 de setembro, depois da abertura oficial, o palco principal receberá o Tributo a Tim Maia, com o músico gaúcho Tonho Crocco e, na Galeria Municipal de Artes Gerd Bornheim, abre a exposição “Bichos”, dos artistas plásticos Gio e Doug.
O lançamento da Feira do Livro da Feira do Livro de Caxias do Sul contou com a participação da secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, do coordenador geral, Cássio Felipe Immig, da coordenadora executiva Natascha Rech, do patrono da Feira, o escritor Pedro Guerra, e do amigo do livro, o ilustrador Ernani Carraro, dentre outras autoridades, escritores e livreiros.
Tatiane saudou o público e, em especial, a escolha de um jovem como patrono, o escritor Pedro Guerra. Disse que é importante fazer a conexão de um evento como a Feira com o público jovem, para fidelizar os novos leitores, convocando a cidade para ocupar a Praça Dante durante os dias da Feira.
"Caxias vai respirar literatura e livros. Teremos uma belíssima Feira do Livro", destacou a secretária.
Pedro Guerra falou da alegria de estar nessa função e que, para os jovens, diz que é o “dindo da Feira”. Além disso, destacou a importância do evento.
"Falar da Feira é falar de possibilidades de crianças terem mais acesso aos livros, de quem nunca vai numa livraria durante o ano, passa na praça e compra um livro, além de ter escritores locais recebendo homenagens", disse.
O coordenador geral da Feira, Cássio Felipe Immig, destacou que agora começa a contagem regressiva para a abertura das atividades na praça central caxiense.
"Agora vamos focar na divulgação dessa programação. Como de costume, a programação está bem ampla e variada, com atrações literárias e artísticas para todos os gostos. Então, cada pessoa que der uma boa olhada na programação, com certeza vai achar uma, duas ou várias atrações do seu agrado entre 26 de setembro e 12 de outubro."
Atrações
Na programação da Feira, o poeta Allan Dias Castro, que tem mais de 200 milhões de visualizações nas redes sociais com um projeto de poesia falada, o escritor Francisco Bosco, que apresenta o Papo de Segunda no canal GNT; e o escritor, roteirista, dramaturgo e diretor André Vianco, referência em ficção Fantástica, Dark Fantasy e Terror brasileiros, que já vendeu mais de um milhão de títulos.
Também estão confirmadas, a escritora gaúcha Eliane Marques, que venceu o Prêmio São Paulo de Literatura 2023 com o romance “Louças de Família”; a poeta, tradutora, compositora e arista visual Bruna Beber; a escritora multimídia Kiusam Oliveira e a escritora Natália Borges Polesso, que foi patrona da Feira em 2017, dentre outros.
A Feira em número
Os números também indicam 64 sessões de autógrafos; 16 animações culturais; apresentações de 12 bandas escolares; realização de 26 bate-papos literários; 90 contações de histórias; seis espetáculos de dança, que incluem a participação da Cia Municipal de Dança e da Escola Preparatória de Dança; três exposições; três saraus; seis maratonas de contação de histórias; 34 atividades musicais; 31 oficinas; cinco palestras, 22 atividades do Passaporte da Leitura – que nesta edição envolve 44 escolas municipais, 11 escritores e a distribuição de 924 livros para promover a leitura e aproximar os estudantes caxienses dos livros e de seus autores.
Ainda está previsto show da dupla Claus e Vanessa, no domingo de encerramento da Feira. O público também poderá assistir a nove espetáculos de teatro e participar de outras 47 atividades culturais. A média é de 21 atividades por dia.
Confira a programação completa no link.
Leia mais:
Hospital Geral inaugura nova máquina de ressonância magnética
Talk show Delírio Coletivo, de Caxias, estreia episódios
Câmara de Caxias debate transformação da FAS em secretaria
Show de Claudette King abre caminho para o Flores Blues Jazz 2026
Samae fará detonação de rochas no Madureira, em Caxias do Sul
Tags:
Cultura programe-se Feira do Livro Caxias do Sul apresenta atrações 17 dias