Bate-papo e sessão de autógrafos da obra “Espelho Reverso” serão na Do Arco da Velha
redacao@serraempauta.com.br
01.09.2025 - 17h23min
Aos 25 anos, em plena pandemia, Rodrigo reencontra um homem que fez parte do seu tempo de escola. As lembranças do passado voltam e se misturam a um presente vivido em meio a uma crise que envolve a sua homossexualidade, identidades fake, stalkers, autopreconceito e autoaceitação.
Essa é a história central de “Espelho Reverso”, o primeiro romance de Felipe Zobaran, escritor premiado em 1º lugar no 59º Concurso Literário de Caxias do Sul na categoria Contos. O livro será lançado neste sábado (6), às 10h, na Livraria Do Arco da Velha, em Caxias do Sul.
Mestre em Letras e especialista em Escrita Criativa, Felipe iniciou a concepção da obra em uma oficina do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, em 2024.
“Eu estruturei ‘Espelho Reverso’ na oficina. Depois, levei oito meses para escrever”, ressalta Felipe.
A leitura e a escrita como lazer fazem parte da vida dele desde a adolescência, mas ficaram um pouco de lado durante um tempo porque eram aplicadas às tarefas da sala de aula. Porém, a vontade reapareceu e, então, ele decidiu buscar cursos de escrita criativa.
Em comum com Rodrigo, Felipe tem a paixão por Machado de Assis, um autor que gosta de ler e trabalha com os alunos. A homenagem a ele aparece nos títulos dos capítulos, que têm nomes de contos do escritor.
“O Rodrigo gosta muito de Machado e esse sentimento é retratado no livro. A relação dele com a leitura e com a escrita faz parte da narrativa de 'Espelho Reverso' e está interligada à jornada que ele vive em busca de quem é”, antecipa.
O enredo é dividido em quatro partes e começa com esse resgate do passado de Rodrigo.
“O livro discute o papel da literatura na vida das pessoas, o gosto pelos clássicos e, também, essa literatura tradicional branca e hétero, que está relacionada a uma homofobia literária. A mãe do Rodrigo, que não sabe que ele é gay, é quem traz isso para a história”, conta o autor.
Indicado para maiores de 16 anos, “Espelho Reverso” é editado pela Desdobra e coloca na rua uma ideia que Felipe tinha na cabeça já um ano antes da participação na oficina com o consagrado Assis Brasil.
“Ter feito a estruturação antes facilitou o processo da escrita”, complementa.
Esses bastidores e muitas outras informações estarão no bate-papo que antecede a sessão de autógrafos no sábado. Na ocasião, a fala de Felipe será a culminância de seis oficinas sobre literatura LGBT que aconteceram ao longo do ano e integraram o projeto.
Além de criar um personagem que escreve, o autor também está atuando na formação de novos escritores, ou seja, tanto na vida real de Felipe, quanto na história fictícia de Rodrigo, o protagonismo é da literatura.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias lança chamamento público para 496 moradias
Randoncorp oficializa mudança em sua governança corporativa
Documentário narra a história de 50 anos de dança em Caxias do Sul
Corede Serra debate propostas para Consulta Popular nesta terça, em Caxias
Edilberto Bérgamo apresenta espetáculo nesta terça-feira em Caxias
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Felipe Zobaran livro romance Espelho Reverso bate-papo sessão de autógrafos Do Arco da Velha