Acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar com médico da família ou geriatra, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo
redacao@serraempauta.com.br
12.11.2025 - 18h03min
O Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, inaugurou o Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa – Saúde 60+ RS, que entrou em funcionamento nesta quarta-feira (12). O espaço, voltado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS), será referência para os 49 municípios da macrorregião.
A solenidade de inauguração, realizada na terça (11), contou com a presença do presidente da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Nelson D’Arrigo; da diretora executiva da instituição, Cleciane Doncatto Simsen; da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; e do presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Caregnato.
Ao ingressar no programa Saúde 60+ RS, a pessoa idosa passa por uma Avaliação Multidimensional (AMD), que serve como base para o planejamento dos atendimentos. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar com médico da família e comunidade, generalista ou geriatra, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. Outros especialistas podem ser acionados conforme a necessidade do paciente e a disponibilidade do serviço.
Segundo Cleciane, o programa representa um avanço na atenção à saúde da população idosa.
"Esse programa chega para suprir uma lacuna no cuidado da pessoa idosa de Caxias do Sul e região, principalmente na questão do atendimento integral, com uma equipe multidisciplinar voltada para a melhoria e a qualidade de vida desses pacientes", destacou.
O encaminhamento para o neurologista ocorre quando necessário, conforme avaliação da equipe do Saúde 60+ RS. O serviço também oferece exames de apoio diagnóstico, garantindo um cuidado mais completo.
Instalado junto ao Virvi Ramos, o serviço funciona em um espaço ao lado da recepção central. O custo mensal de manutenção da equipe e dos exames é de R$ 120 mil, valor repassado pelo Governo do Estado.
Quem pode acessar o Saúde 60+ RS
:: Pessoas com 60 anos ou mais encaminhadas pela Atenção Primária em Saúde;
:: Idosos classificados como frágeis ou com diagnóstico de demência;
:: Regulação do acesso via sistema Gercom.
Estado anuncia investimento em unidade oftalmológica de Caxias do Sul
Durante a inauguração do Saúde 60+ RS, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou um novo investimento do Estado para a Unidade Oftalmológica do Centro de Saúde Clélia Manfro. Serão destinados R$ 631,6 mil por meio do Programa Avançar na Saúde para renovação do parque tecnológico e ampliação da estrutura do serviço.
A unidade, que atende exclusivamente pelo SUS desde 2011, realiza cerca de 4 mil atendimentos e exames por mês. Desde segunda (10), o serviço passou a funcionar em novo endereço, na Avenida Júlio de Castilhos, 2307, 5º andar, no prédio do antigo Hospital Del Mese.
Com o novo investimento, o Estado estuda ampliar o atendimento para outros municípios da região.
Leia mais:
Vinícola Casa Hevian é a nova agroindústria familiar de Caxias do Sul
Caxias terá exibição do documentário "Eu, Dona de Mim" no dia 19 de novembro
Daniel Scola autografa seu novo livro em Caxias do Sul neste sábado
Caxias do Sul registra queda de 51% nos crimes com mortes em 2025
Inadimplência no pedágio eletrônico free flow cai para 2,8%
Tags:
Geral Saúde 60+ RS Hospital Virvi Ramos espaço referência idosos SUS Caxias do Sul
