Siga nossas redes sociais
Logotipo - Livro infantil marca a estreia literária de Sílvia Rech e Simone Soldatelli, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Livro infantil marca a estreia literária de Sílvia Rech e Simone Soldatelli, em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Livro infantil marca a estreia literária de Sílvia Rech e Simone Soldatelli, em Caxias

"Baio, o Leão e Bola, o Tatu" terá sessão de autógrafos na Feira do Livro neste domingo (5)

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Mateus Frazão/Divulgação
Foto Principal - Notícia

No próximo domingo (5), às 14h, as autoras Sílvia Regina T. F. Rech e Simone M. Soldatelli apresentam aos leitores o livro infantil "Baio, o Leão e Bola, o Tatu", a primeira obra da dupla, com sessão de autógrafos na Feira do Livro de Caxias do Sul. Elas contam também com o talento do ilustrador Frank Tartarus.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A obra conta a história de dois grandes amigos: Baio, o leão, e Bola, o tatu, que vivem aventuras em sua floresta natal ao lado de Nicanor, uma capivara inspirada em um animal que habitava a propriedade Caminhos do Morango, em Caxias do Sul e acabou sendo morta por caçadores. 

O sumiço de Nicanor (o verdadeiro, não o do livro), ocorrido em 2023 e posteriormente a indignação da comunidade com o assassinato do animal despertaram nas autoras a vontade de concretizar o antigo sonho de escrever um livro para falar sobre a preservação ambiental. 

Não por coincidência, a trama de “Baio e Bola” ganha profundidade quando os protagonistas perdem o amigo Nicanor para a cobiça humana, fazendo-os questionar se a convivência pacífica entre animais e seres humanos é realmente possível. Conforme os acontecimentos se desenrolam, o leão e o tatu passam a descobrir fatos que podem transformar sua visão sobre essa relação.

Voltado a crianças de 5 a 10 anos, “Baio, o Leão e Bola”, o Tatu busca despertar nos pequenos leitores o respeito por todas as formas de vida e reforçar a ideia de que o amor e o cuidado com a natureza devem ser cultivados desde cedo. 

Conforme as autoras, mais do que uma história de amizade, a obra convida à reflexão sobre a importância da preservação ambiental e sobre a possibilidade de uma convivência harmoniosa entre pessoas e animais.

Sílvia Regina T. F. Rech é escritora, compositora, cantora e professora aposentada. Atuou durante 28 anos em escolas municipais de Caxias do Sul, sendo 25 deles dedicados à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiro Pigozzi, nos anos iniciais da formação dos estudantes. 

Apaixonada pela música, Sílvia também compôs uma canção especialmente para acompanhar esta obra. A  música, com clipe a partir de ilustrações animadas feitas por Frank, já está disponível no canal da autora no Youtube.

Simone M. Soldatelli é natural de São Marcos, onde iniciou sua trajetória no serviço público como professora em três escolas. Em 1990, mudou-se para Caxias do Sul, onde consolidou sua carreira dedicada ao ensino fundamental. Aposentada desde 2017, segue realizada pelo vínculo construído com as crianças e pela satisfação de ser lembrada por sua contribuição na formação de tantas pessoas.

Sílvia conta que o objetivo dela e de Simone, com a obra, sempre foi a conscientização ambiental.

“Lançar aquela sementinha do amor e do cuidado. Esses temas sempre estiveram presentes no nosso trabalho em sala de aula, de forma incansável, e sentimos que precisávamos continuar essa missão de alguma forma. O livro acabou sendo a ponte perfeita para dar continuidade a esse propósito em que acreditamos profundamente”.

Simone concorda com a colega e acrescenta que o livro também simboliza uma forma de ambas se reconectarem com as crianças, com quem sempre gostaram tanto de trabalhar. A parceria entre elas, construída ao longo dos anos dentro das escolas, foi marcada por projetos literários e reforça a sintonia que agora se traduz também na literatura infantil.

Leia mais:
Caxias do Sul conta com três ecopontos para recebimento de resíduos sólidos

Magnabosco de Caxias do Sul tem livro em homenagem aos 110 anos
Praça de Santa Lúcia do Piaí é revitalizada no centenário do distrito caxiense
Artistas de Bento criam exposição baseada nas marcas carregadas pelas pessoas

Estação Téti comemora Mês das Crianças com diversas atrações em Caxias

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Livro infantil estreia lançamento Feira do Livro Caxias do Sul sessão autógrafos Sílvia Rech Simone Soldatelli Baio, o Leão e Bola, o Tatu