Obra reúne fotos inéditas e depoimentos que resgatam a história da loja
redacao@serraempauta.com.br
29.09.2025 - 19h16min
A Magnabosco, um dos varejos de moda mais tradicionais do Rio Grande do Sul, completa 110 anos celebrando sua trajetória e a forte conexão com Caxias do Sul e a Serra Gaúcha. A loja lançou neste domingo (28) o livro Magnabosco: Um Magazine Chamado Tempo, durante evento no Hotel Samuara.
A obra, com quase 300 páginas, foi produzida pela jornalista Valquíria Vita e reúne centenas de fotos — muitas inéditas — do acervo da família. Mais de 30 depoimentos também foram registrados, incluindo o de Lucy Magnabosco de Paula Moreira, filha dos fundadores Raymundo e Flora, além de representantes de entidades e executivos de marcas nacionais e internacionais. O livro está à venda na loja.
O nome Magnabosco inspira a metáfora que conduz a narrativa. “Magna” significa grandiosa e “bosco”, em italiano, quer dizer bosque. A imagem de um bosque fértil representa raízes e renovação, explica o CEO Pedro Horn Sehbe, integrante da quarta geração da família.
"O livro é uma celebração da nossa permanência. É uma forma de valorizar o nosso legado, mas indo além: reconhecer Caxias do Sul e a Serra Gaúcha como palco e testemunhas desta trajetória. O nosso 'bosque' está em constante renovação — ainda mais em um setor tão dinâmico quanto o varejo de moda, que exige recomeços a cada estação. Assim como a cidade muda, nós também mudamos, nos reinventamos e seguimos fiéis aos nossos valores e à nossa história", afirma Pedro.
De secos e molhados à referência em moda
Fundada em 1915, ao lado da Catedral Diocesana, a Casa Magnabosco começou como venda de secos e molhados. Na década de 1930, ganhou sede própria em estilo Art Déco, projetada por Sílvio Toigo, e passou a se dedicar à moda. Desde então, tornou-se referência em vitrines, tendências e também na vida comunitária.
O fundador Raymundo Magnabosco teve papel decisivo em conquistas da cidade, como a criação da Universidade de Caxias do Sul, do Fórum e do Clube Juvenil. Também fez parte da Comissão Pró-Bispado, para criação da Diocese de Caxias.
A loja também uniu comércio e cultura, promovendo eventos como o Grande Espetáculo de Natal, na Praça Dante Alighieri, que reúne mais de 30 mil pessoas a cada edição.
Modelo inovador e projeção global
A Magnabosco aposta no conceito store in store, reunindo mais de 150 grifes nacionais e internacionais. A loja também promove experiências exclusivas em parceria com marcas de luxo como Prada, Saint Laurent, Dolce & Gabbana, Ferragamo e Gucci, colocando Caxias do Sul no mapa global da moda.
Com quase 5 mil metros quadrados e 70 funcionários, a empresa mantém 85 mil clientes ativos e alcançou R$ 32 milhões em receita em 2024. Para 2025, a expectativa é bater recorde de vendas.
Celebrações oficiais
Em homenagem ao aniversário, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promoveu sessão solene no dia 22 de setembro. Já nesta segunda-feira (29), ocorre missa em ação de graças na capela da loja, celebrada pelo Frei Jaime Bettega. As comemorações oficiais se encerram em 16 de outubro, com homenagem da Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Tiago Simon.
Leia mais:
Praça de Santa Lúcia do Piaí é revitalizada no centenário do distrito caxiense
Artistas de Bento criam exposição baseada nas marcas carregadas pelas pessoas
Estação Téti comemora Mês das Crianças com diversas atrações em Caxias
Confira os premiados do concurso melhores vinhos de Caxias do Sul
Inscrições para ingresso escolar 2026 abrem dia 3 de outubro, em Caxias
Tags:
Economia trajetória Magnabosco Caxias do Sul livro homenagem 110 anos