Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Mães e bebês podem contar com um aliado no desafio da amamentação: o profissional de enfermagem | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Mães e bebês podem contar com um aliado no desafio da amamentação: o profissional de enfermagem | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Artigo

Mães e bebês podem contar com um aliado no desafio da amamentação: o profissional de enfermagem

Rosana Pinheiro Lunelli, professora, doutora e coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FSG

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Divulgação
Foto Principal - Notícia

O leite materno é a fonte de alimentação mais completa para o bebê, proporcionando todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento e oferecendo substâncias que fortalecem o sistema imunológico, protegendo-o contra infecções e doenças. Para a mãe, amamentar ajuda na recuperação pós-parto, promovendo a contração uterina, reduzindo o risco de hemorragias e auxiliando na perda do peso adquirido durante a gestação.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Agosto, o mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, convida a refletir sobre a importância desse gesto. O binômio mãe e bebê é um campo de atuação muito forte e de excelência da Enfermagem, onde esses profissionais são capacitados para oferecer acompanhamento integral, desde o período gestacional até o pós-parto, com foco no bem-estar.

O enfermeiro é o profissional de saúde mais próximo da mulher desde a concepção até o puerpério. A atuação vai além da assistência técnica, envolvendo também o acolhimento, a orientação e o apoio emocional. Durante o pré-natal, o enfermeiro orienta gestantes sobre a importância do aleitamento materno, as técnicas de amamentação, os benefícios para a mãe e o bebê e também a importância do parceiro. No momento do parto, incentiva o início precoce da amamentação e auxilia as mães a superar suas primeiras dificuldades. Já no pós-parto, acompanha a evolução do aleitamento e soluciona dúvidas.

Buscar orientação de profissionais de enfermagem, tanto nas Unidades Básicas de Saúde como em consultorias especializadas, é essencial para evitar o desmame precoce, especialmente quando surgem as primeiras dificuldades. Os enfermeiros estão preparados para oferecer o suporte necessário, ajudando as mães a superarem os desafios iniciais da amamentação.

A enfermagem, com sua tradição de cuidado e proximidade com o paciente, está preparada para guiar as mães nessa fase tão delicada e importante. O aleitamento materno deve ser visto como uma jornada conjunta entre a mãe e o profissional de enfermagem,  garantindo o melhor início de vida para o bebê e benefícios duradouros para a mãe.

Rosana Pinheiro Lunelli, professora, doutora e coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da FSG.

Leia mais:
Magnani, de Caxias, desenvolve subestações móveis para Dmae, em Porto Alegre
Inicia a substituição do telhado do antigo Lanifício Sehbe, em Galópolis, interior de Caxias
Ruas do Jardim das Hortências, em Caxias, começam a receber reparos na pavimentação
Coletivo de Caxias do Sul discute o papel do cidadão no futuro sustentável
Edital seleciona 50 startups gaúchas para Mercopar em Caxias

Tags:

Artigo desafio amamentação Enfermagem Rosana Pinheiro Lunelli FSG Caxias do Sul