Arquitetas Marina Miot e Jessica De Carli falam sobre a importância da edificação para a cidade e citam algumas intervenções que estão sendo feitas
redacao@serraempauta.com.br
08.07.2025 - 18h56min
Um prédio que faz parte da memória de Caxias do Sul e de muitos dos seus moradores, o Alfredinho está passando por uma reforma para iniciar uma nova fase na sua trajetória.
Esse retrofit, que está sendo feito considerando todos os cuidados exigidos em uma obra realizada em um prédio histórico - incluindo a aprovação do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) - e o respeito ao que foi projetado pelos arquitetos que o projetaram na década de 1960, foi documentado em uma minissérie para o Instagram.
O conteúdo de “O icônico Alfredinho" está dividido em cinco episódios: A cidade; A arquitetura; As memórias; A obra; O futuro. Em quatro deles, as arquitetas que assinam o projeto, Marina Miot e Jessica De Carli, falam sobre a importância desta edificação e contam um pouco das intervenções que estão sendo feitas no prédio.
"O Alfredinho teve um papel histórico importante para a cidade, então essa revitalização busca resgatar a memória coletiva dos caxienses e, também, através da modernização, criar novas experiências e conexões, para que ele volte a ter um papel importante na paisagem urbana", explica Marina.
Para Jessica, o Alfred Hotel, chamado carinhosamente de Alfredinho, está em uma das esquinas mais simbólicas de Caxias do Sul (Sinimbu com Marechal Floriano) e, por conta disso, a revitalização também objetiva devolver vitalidade ao centro da cidade por meio da ocupação e da diversidade de usos.
"O projeto valoriza elementos originais do edifício da década de 1960, como a curva da esquina e as fachadas históricas, além de restaurar as esquadrias e as pastilhas de vidro, elementos característicos do modernismo brasileiro. As novas intervenções serão feitas com materiais atuais, para não mimetizar o antigo, respeitando o valor histórico do prédio", acrescenta.
Para valorizar a rua como um espaço democrático e essencial para a convivência urbana, as arquitetas apostam nos usos variados do prédio, o que garantirá movimento em diferentes horários.
No térreo, além do acesso principal do hotel, haverá uma cafeteria voltada para o público diurno. Já o mezanino terá um restaurante com horário estendido, promovendo fluxo contínuo de pessoas. Os andares superiores seguem com função hoteleira, e o terraço será ampliado para abrigar café da manhã e espaço gastronômico com vista privilegiada da cidade.
Esse rooftop é uma das novidades e está citado na minissérie, que busca marcar essa fase de transição que o Alfredinho está vivendo e que conectará o que ele já representou para Caxias do Sul com as novas histórias que serão vividas ali.
"A minissérie é uma forma de documentar o processo pelo qual o prédio está passando, preservando e valorizando a história deste importante edifício", complementa Marina.
Onde assistir instagram.com/marina_miot e instagram.com/jessicadecarli.arquitetura.
Leia mais:
Definido consórcio para construir 31 escolas infantis em Caxias do Sul
Visitas mediadas em Galópolis ensinam sobre o patrimônio industrial de Caxias
Inscrições para o Concurso Beleza Negra abrem na quinta-feira, em Caxias
Caxias do Sul terá representante em competição nacional do Senac
Meia maratona do Shopping Villagio Caxias ocorre no próximo domingo
Tags:
Geral memória minissérie retrata reforma antigo Hotel Alfredinho Caxias do Sul