A iniciativa integra as ações do inquérito civil instaurado em novembro de 2025 para apurar denúncias de podas drásticas
redacao@serraempauta.com.br
13.02.2026 - 18h18min
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) vai encaminhar à Prefeitura de Caxias do Sul uma proposta de termo de ajustamento de conduta (TAC) para garantir a elaboração e execução, ao longo de 2026, de um projeto detalhado de replantio de árvores na área urbana do Município.
A iniciativa integra as ações do inquérito civil instaurado em novembro de 2025 para apurar denúncias de podas drásticas e remoção de exemplares de árvores realizadas pela administração municipal e pela concessionária Rio Grande Energia (RGE).
A medida foi anunciada durante reunião realizada na terça-feira (10), na Promotoria de Justiça de Caxias do Sul. O encontro foi conduzido pela promotora de Justiça, Janaina De Carli dos Santos, e contou com a participação de representantes da Prefeitura, das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Gestão Urbana, além da Procuradoria-Geral do Município e da RGE.
Segundo a promotora, a reunião teve como objetivo reunir, pela primeira vez, todos os envolvidos para uma exposição conjunta de aspectos técnicos e legais relacionados à arborização urbana.
A RGE apresentou um laudo de vistoria dos locais citados nas denúncias encaminhadas por entidades ambientais, enquanto foram debatidos pontos da legislação municipal e a necessidade de implementação efetiva do Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana.
"Nosso objetivo é esclarecer de forma técnica o que ocorreu e, ao mesmo tempo, construir soluções que fortaleçam a política municipal de arborização. O MP tem atuado para garantir transparência, participação social e medidas concretas de recomposição ambiental. O replantio e o planejamento a longo prazo são fundamentais para proteger a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental na cidade", afirmou a promotora.
Como próximos passos, o MP realizará uma audiência pública, prevista para ocorrer entre março e abril, para ouvir a comunidade, as entidades ambientais e os órgãos públicos envolvidos sobre a situação da arborização urbana no Município.
A Promotoria também dará andamento a diligências externas, com vistorias em pontos da cidade onde houve remoção de árvores em 2025, a fim de verificar especialmente se houve replantio nos mesmos locais ou em áreas próximas.
A partir dos levantamentos técnicos, das manifestações da comunidade e das diligências do MP, será formalizada à Prefeitura a proposta de TAC voltado ao replantio de árvores e ao início da execução das diretrizes previstas no Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana.
Leia mais:
Colégio Madre Imilda abre ano letivo com melhorias pedagógicas em Caxias do Sul
Bloquinho prepara atrações de Carnaval para crianças, em Caxias do Sul
Entrega da chave da cidade abre Carnaval de Rua em Caxias do Sul
Verão Cultural leva música e cinema para bairros de Bento Gonçalves
Economia de Caxias do Sul encerra 2025 com retração puxada pela indústria
Tags:
Geral esclarecimentos MP propor TAC Prefeitura de Caxias Caxias do Sul replantio árvores
