Vinícola cooperativa é finalista de importante prêmio do mercado empresarial gaúcho
redacao@serraempauta.com.br
02.07.2025 - 15h29min
A vinícola cooperativa Nova Aliança, de Flores da Cunha, é finalista do Top de Marketing ADVB 2025, principal prêmio de marketing e vendas do mercado empresarial gaúcho, na categoria Bebidas. O reconhecimento chega em um momento emblemático para a empresa, que protagonizou um dos processos de reestruturação e reposicionamento de marca mais significativos do setor vitivinícola latino-americano.
A Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil em atividade com 95 anos de história desde sua fundação em 1929 e reúne mais de 600 famílias cooperadas, representando a união histórica de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha.
Em 2023, a empresa enfrentava uma das fases mais desafiadoras de sua história, marcada por crise financeira, portfólio confuso, baixa percepção de valor das marcas e pouca presença nos mercados de vinhos finos e espumantes.
O cenário começou a mudar com a chegada de uma nova gestão e a mudança no formato de trabalho, começando pela área técnica com a formação de novos times de Enologia e Agronomia. A partir daí, a vinícola cooperativa iniciou um amplo processo de transformação, cujo case agora é reconhecido pela ADVB.
Entre as principais ações, destaca-se o rebranding completo, com criação da Unidade de Negócios ‘NOVA – Vinícola desde 1929’, dedicada aos vinhos finos e espumantes, que abriga uma das marcas premium de mesmo nome, além da reorganização da arquitetura de marcas no modelo ‘Branded House’.
O amplo trabalho também contemplou o reposicionamento institucional, com apropriação de atributos como tradição, qualidade e inovação, reforçando o ano de fundação (1929) e o conceito da empresa ser uma ‘Vinícola Cooperativa’.
Acompanhando as transformações, o redesign de embalagens foi necessário para melhorar a presença nos pontos de venda e refletir a nova identidade visual. Junto com isso, o fortalecimento da comunicação e do relacionamento com a imprensa, que resultou em mais de mil publicações sobre a vinícola em um ano, além de maior presença em feiras e eventos estratégicos do setor.
“Chegar entre os finalistas do Top de Marketing ADVB é um marco para todos nós. O prêmio reconhece não apenas as mudanças visíveis de marca e produto, mas todo o esforço coletivo do time de colaboradores e das famílias cooperadas da Nova Aliança, que acreditam em nosso potencial para avançarmos como um player relevante no mercado de vinhos finos e espumantes, além de todo ecossistema que já possuímos referente à elaboração de sucos de uva”, afirma Heleno Facchin, CEO da Nova Aliança Vinícola Cooperativa e também produtor cooperado.
Além do impacto no mercado, o case da Nova Aliança também se destaca pelo viés ESG, com ações vinculadas à gestão compartilhada com os associados aumentando a governança, à geração de energia solar nas unidades produtivas de Farroupilha e Santana do Livramento, com doações às comunidades afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul.
Também há iniciativas para estimular o consumo de bebidas saudáveis, como a oferta de suco em escolas públicas da região da Serra Gaúcha, além de fomentar entre seus cooperados o modelo de produção orgânica, que confere à vinícola a maior produção de suco de uva orgânico do mundo.
Leia mais:
Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Imigrantes ocorre em Caxias
Marcelo Bufon assume como gerente operacional da Ceasa Serra, em Caxias
Escritora Gabriela Leal participa de sarau no Sesc de Bento Gonçalves
UCS implantará microvinícola em parceria com a prefeitura de Flores da Cunha
Boccati, de Caxias, lança caixa de vinhos italianos com edição limitada
Tags:
Geral Flores da Cunha Nova Aliança reestruturação histórica reposicionamento de marca finalista prêmio