Trajeto conectará 14 municípios e promete fortalecer a economia da região
redacao@serraempauta.com.br
14.08.2025 - 14h22min
Na terça-feira (12) o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, esteve na Universidade de Caxias do Sul (UCS) para acompanhar a apresentação de um projeto ferroviário que promete transformar a mobilidade e a economia da Serra Gaúcha.
O plano, chamado de Trem Regional da Serra Gaúcha e liderado pelo CEO Arnildo Schildt, prevê o transporte de cargas e passageiros em um trajeto que conectará 14 municípios: Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Garibaldi, Flores da Cunha, Carlos Barbosa e Vacaria.
Com investimento estimado em R$ 10 bilhões, o projeto contempla a implantação de uma estação ferroviária em Nova Petrópolis. A previsão é que a pedra fundamental seja inaugurada em março de 2026.
Segundo os organizadores, a iniciativa poderá representar um marco logístico e turístico para a região, impulsionando a integração entre cidades e fortalecendo a economia local.
"Esse projeto ferroviário tem potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico na região da Serra Gaúcha, conectando cidades e oferecendo transporte tanto para cargas, quanto para passageiros. Estamos atentos e otimistas para que Nova Petrópolis faça parte desta importante evolução para a Serra Gaúcha e para o Estado do Rio Grande do Sul", afirmou Alexandre.
O CEO do projeto, Arnildo Schildt, deve visitar Nova Petrópolis na próxima semana para dar sequência às tratativas e apresentar mais detalhes técnicos e de viabilidade.
Leia mais:
Sistema Faxinal terá parada programada na terça-feira, em Caxias
Renan Inquérito traz Parada Poética a Caxias nesta sexta
Mais de 130 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas em Caxias
Vivacidade promove caminhada no centro de Caxias neste domingo
Evento busca ampliar a inserção da região da Serra no cenário global
Tags:
Iniciativa Nova Petrópolis reunião projeto ferroviário Serra Gaúcha trem economia região trajeto