Equipes da empresa Festa da Uva trabalharam em reformas, adequações e consertos
redacao@serraempauta.com.br
04.02.2026 - 19h07min
A Empresa Festa da Uva, Turismo e Empreendimentos S/A, responsável pela gestão do Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, informou nesta quarta-feira (4) que o espaço passou por uma série de ações e melhorias para receber a Festa Nacional da Uva 2026.
Segundo a empresa, as adequações foram realizadas para garantir estrutura, segurança e conforto ao público durante o evento, que começa no dia 19 de fevereiro.
Há meses, as equipes da própria S/A trabalham em reformas, adequações e consertos. Agora, nos últimos dias antes do grande evento da cidade, estão ocorrendo roçadas e pinturas de sinalizações. O Parque está fechado para o público desde segunda, em virtude das montagens da estrutura da festa.
O presidente da empresa Festa da Uva, Milton Corlatti, lista as melhorias executadas no Parque como as adequações estruturais e de preservação histórica na Réplica Caxias do Sul. As Casas 01 e 02, que sediam o Museu da Festa da Uva e o Museu do Vinho, receberam intervenções, assim como o Campanário da Igreja da Réplica. A Casa 04 teve reforço estrutural, e outras edificações passaram por manutenções em escadas, portas e janelas. Os parreirais internos do parque foram mantidos pela empresa, com sistema próprio de irrigação.
As ações também incluíram obras de infraestrutura e manutenção predial. Houve conserto de calhas e colunas do Centro de Eventos, reparos em dutos e canos da Cancha de Rodeios, além de manutenções preventivas nos telhados do Pavilhão 02. O piso de entrada do mesmo pavilhão, com área de cerca de 2 mil metros quadrados, foi revitalizado, assim como 470 m² do piso do Centro de Eventos. O estacionamento principal recebeu reparos e foi implantada camada asfáltica entre os pavilhões 01 e 02.
Na área de iluminação e energia, foram realizadas adequações no Monumento Jesus Terceiro Milênio e a continuidade da troca de lâmpadas por led, com mais de 2 mil unidades substituídas nos pavilhões 01, 02 e no Centro de Eventos. Também houve ajustes na alimentação elétrica das casas da Réplica, do Café do Parque, do Bolicho dos Piardi e da subestação, além de revisão da alimentação elétrica trifásica subterrânea da subestação “Zero”. O gerador do parque passou por conserto e manutenção preventiva.
O parque recebeu ainda reforço na segurança e na operação. Foram instaladas câmeras, interfones e monitores para controle de entrada de veículos nos portões 06 e 07, além da reativação do sistema de monitoramento, que agora conta com mais de 30 câmeras em funcionamento. Também foi implantada a Base Operacional da Guarda Municipal e instaladas cancelas automatizadas nos portões 01, 07 e 08.
As melhorias incluem, ainda, a revitalização de calçadas e meio-fios no entorno do Centro de Eventos e a construção de um Telhado Verde, com sistema próprio de irrigação.
Leia mais:
Secretária da Educação de Caxias do Sul anuncia metas para 2026
Sicredi Pioneira encerra nesta sexta inscrições para programa de inclusão
João Paulo Sefrin é o novo regente do Coro Municipal de Caxias do Sul
Shopping de Caxias promove oficina gratuita de carnaval para crianças
ONG Ação do Bem promove feira de material escolar em Caxias do Sul
Tags:
Geral melhorias Parque Mário Bernardino Ramos pronto receber Festa da Uva
