Adiló Didomenico pretende garantir recursos do Governo Federal para assumir os 270 leitos pelo SUS
redacao@serraempauta.com.br
05.05.2025 - 18h51min
O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSDB) e o vice Edson Néspolo (União Brasil) conduziram na manhã desta segunda-feira (5) uma reunião de alinhamento com os secretários municipais e também com os vereadores da base de governo.
Adiló solicitou a organização de um grupo, a qual denominou de Caravana da Saúde, para ir a Brasília. Neste grupo, conforme determinou o chefe do Executivo municipal, devem estar representantes do Executivo, Legislativo e entidades representativas e assistenciais do Município.
"O secretário (da Saúde) Geraldo e o Mauro Pereira farão contato com a deputada Denise (Pessôa) para nos auxiliar no agendamento de um horário com o ministro da Saúde, se possível, ainda esta semana, mais tardar semana que vem. Precisamos atualizar com urgência o teto MAC e o repasse de recursos para abrir novos leitos, agora com a disponibilidade do Hospital Saúde", conclamou.
O chefe do Executivo lembrou que o Município tentou fazer parcerias com o Hospital Saúde em duas oportunidades: compra de leitos na pandemia e quando ocorreu o fechamento da maternidade do Pompéia.
"Não temos condições de construir um hospital. Agora com a oferta do Saúde, podemos assumir os 270 leitos pelo SUS, contando com a ajuda dos governos estadual e federal. Esse número praticamente supre a falta de leitos em Caxias", argumentou.
Outro assunto na pauta desta segunda foi a mobilização do sindicato das escolinhas de gestão compartilhada, atingindo cerca de 5 mil famílias. Adiló e Néspolo destacaram que o leilão para a PPP da Educação, que vai ocorrer no dia 25 de junho, em São Paulo, já tem várias empresas interessadas.
"Serão 31 novas escolas infantis do Município, o que vai acabar também com a indústria da compra de vagas", destacou o prefeito, lembrando que sempre houve diálogo desde a gestão passada com o Senalba.
Leia mais:
Diocese de Caxias cria comissão para apurar denúncias de abusos sexuais
Câmara de Caxias instala comissão para revisar regimento interno
Rota dos Capitéis inaugura sinalização de roteiro regional em Monte Belo
Artigo - Imposto de Renda 2025: entenda a nova faixa de isenção e os direitos de pessoas com doenças graves
Filó do FestiQueijo e feira movimentam Carlos Barbosa em 16 e 17 de maio
Tags:
Política saúde Prefeito de Caxias buscará recursos abrir leitos SUS Governo Federal Hospital Saúde