Criada na UCS em Nova Prata já reuniu quase 900 pessoas em atividades
redacao@serraempauta.com.br
23.05.2025 - 12h24min
Diante do cenário alarmante da violência de gênero, iniciativas como o Projeto Rosas, criado no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Nova Prata, e que já alcança outras cidades do entorno, mobilizam a formação de cidadãos atuantes pela conscientização, prevenção, punição e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Idealizado em 2022 pelo egresso do curso de Direito Willian Bussolotto Bocalon, enquanto estudante, e iniciado oficialmente em março de 2023, o projeto já reuniu quase 900 pessoas entre mulheres e famílias vitimadas, estudantes e comunidade em geral em 29 atividades focadas em conscientização, acolhimento e empoderamento.
As rodas de conversa, com a metodologia da Justiça Restaurativa, são conduzidas pela coordenadora do projeto, professora Jussara de Oliveira Machado Polesel, que é facilitadora judicial; as palestras, por docentes e profissionais convidados, como juízes, promotores, delegados, psicólogos, policiais militares e advogados; e as oficinas são ministradas pelos estudantes de Direito, que também integram grupos de estudos.
Enquanto capacitam os acadêmicos da UCS acerca das questões jurídicas, sociais e psicológicas que envolvem o tema, as principais ações, como palestras e oficinas, alcançam a comunidade de diferentes maneiras. Formando multiplicadores contra a violência, encontros abertos à comunidade ou para grupos específicos são realizados principalmente para alunos de escolas de Ensino Médio de Nova Prata e região, entre outros públicos.
O projeto dialoga com a rede de apoio da região, chegando a pessoas atendidas por serviços como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O Cras de Nova Bassano, por exemplo, conta com uma agenda neste mês para a realização de oficina para famílias em atendimento.
Assistência jurídica gratuita
O Campus da UCS em Nova Prata também presta o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Saju) para as vítimas de violência doméstica, com orientação nas áreas cível e criminal – casos de pedidos de divórcio, dissolução de união estável, regulamentação de guarda e visitas, pedidos de alimentos e auxílio na solicitação, e acompanhamento de medidas protetivas.
Instituído em 2013 na UCS Nova Prata, o Saju também oferece atendimentos gratuitos à comunidade em vulnerabilidade, principalmente no âmbito civil (família, contratos, consumidor, responsabilidade civil, sucessões, etc.).
Informações a partir do telefone (54) 3242-1008, do WhatsApp (54) 99976-1054 e do e-mail saju-cpra@ucs.br.
Leia mais:
Prefeitura de Flores implantará estacionamento rotativo pago
Câmara de Caxias pede que verba devolvida ajude na reposição salarial
Paralisação dos servidores de Caxias termina após acordo com Prefeitura
Sesc Caxias terá intensa programação no Dia do Desafio 2025
Bloqueio na Perimetral Sul altera trânsito a partir desta sexta em Caxias
Tags:
Geral iniciativa Projeto Rosas combate violência doméstica acolhe mulheres vítimas Serra UCS Nova Prata