Prefeito Adiló Didomenico ofereceu 2% de reajuste em duas parcelas
redacao@serraempauta.com.br
22.05.2025 - 20h42min
Depois de cinco dias, os servidores públicos municipais de Caxias do Sul encerram a paralisação das atividades no início da noite desta quinta-feira (22). Os servidores lotaram o Largo do Centro Administrativo Municipal e a maioria aceitou a proposta encaminhada pelo governo do prefeito Adiló Didomemico (PSDB).
Entre os itens oferecidos estão um ganho real de 2% dividido em duas parcelas. A primeira de 1,5%, a ser pago na folha de pagamento de setembro e 0,5% em abril de 2026. Além disso, antecipou o envio para a Câmara de Vereadores do projeto para corrigir as distorções salariais da Lei 409.
A proposta garante também a equivalência do auxílio-alimentação ao da Câmara de Vereadores que será encaminhada em abril de 2026 e o envio do projeto de lei com ampliação da carga horária para os cargos da saúde e da assistência social. Confira abaixo todas as propostas da administração municipal.
Para a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, o reajuste dado pela administração municipal não é o merecido pela categoria, mas é o possível, e foi construído com muitas mãos.
"Quando todo mundo busca alternativas se consegue avançar. Espero que sirva de lição para o Executivo, que eu sempre disse que é preciso ouvir mais os servidores. Nós estamos lá na ponta fazendo o serviço público e representamos muitas vezes a Prefeitura em lugares que ninguém vai, mas que o povo precisa da gente. As nossas reclamações não são para melhorar a nossa vida, são reclamações para melhorar o serviço público", desabafou.
Silvana fez ainda um agradecimento a toda a comunidade caxiense e em especial a escolar pelo pelo respeito e compreensão durante o período da paralisação.
"Esse avanço da 409, do reajuste e da ampliação da carga horária (da saúde) vai melhorar muito a prestação de serviços. As nossas conquistas são para melhorar o serviço público e atender a população", completou.
Para a dirigente sindical, a conquista da 409 é um momento de muita alegria, e mostra que a persistência é fundamental.
"Desde 2017 colocamos na pauta e nunca desistimos. A cada obstáculo tentamos resolver. A gente conquista as coisas por que somos persistentes e a gente não desiste nunca. O que fica de legado para os servidores e para a cidade de Caxias é que vale a pena lutar", comentou.
A assessoria de imprensa da Prefeitura encaminhou um áudio do vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil), que liderou a comissão de negociação do Executivo, com uma avaliação do fim da paralisação.
"A administração municipal está muito feliz com o desfecho da negociação com os servidores, construída com muito diálogo, com muita transparência, com números, enfim, uma situação que não é fácil para a Prefeitura de Caxias do Sul de caixa. Com negociações pesadas por virem, além da questão salarial, a questão do Magnabosco, das escolas infantis. Temos que comemorar a forma que foi conduzido. Nunca faltou diálogo. Foi uma construção de bom senso. Nós cedemos em algumas coisas e o sindicato em outras. Uma possibilidade concreta, uma questão histórica da categoria que é a 409 ser contemplada com lei esse ano e partir do ano que vem poder reparar essas distorções”, disse Néspolo.
As propostas da administração municipal
:: Ganho real de 2% dividido em duas parcelas. A primeira de 1,5%, a ser pago na folha de pagamento de setembro e 0,5% em abril de 2026.
:: Encaminhará à Câmara de Vereadores do projeto em agosto o projeto para corrigir as distorções da Lei 409.
:: A equivalência do auxílio-alimentação ao da Câmara de Vereadores em abril de 2026.
:: Envio do projeto de lei com ampliação da carga horária para os cargos da saúde e da assistência social.
:: Encaminhamento do projeto de lei até o final de junho de 2025, visando o fracionamento das licenças-prêmio e férias em períodos de 10 dias.
:: Estudo junto ao Sindiserv sobre a possibilidades de pagamento da média da remuneração para servidor em CAT.
:: Aumento da Patrulha Escolar da Guarda Municipal no segundo semestre de 2025.
:: Iniciar a inclusão de profissionais no SOF das escolas, gradativamente, a partir de julho, com critérios a serem definidos junto à Comissão de Diretores e Sindicato.
:: Recuperação dos dias letivos em ampliação de sábados letivos e/ou em feriados ponte.
:: Demais servidores deverão utilizar banco de horas, FJ ou, para aqueles que não possuem. a compensação poderá ser estendida até o final do mês de junho.
Leia mais:
Sesc Caxias terá intensa programação no Dia do Desafio 2025
Bloqueio na Perimetral Sul altera trânsito a partir desta sexta em Caxias
Prefeitura de Caxias inclui prédios 6 e 8 no edital da Maesa
PSDB de Caxias deve acompanhar Eduardo Leite rumo ao PSD
Servidores municipais de Caxias seguem paralisados nesta quinta-feira
Tags:
Geral fim impasse paralisação servidores Caxias do Sul termina acordo Prefeitura de Caxias Sindiserv