Siga nossas redes sociais
Logotipo - Samae leva Educação Ambiental a 35 entidades em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Samae leva Educação Ambiental a 35 entidades em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

1º semestre

Samae leva Educação Ambiental a 35 entidades em Caxias do Sul

Projeto atende gratuitamente crianças, adolescentes e adultos de escolas, empresas e outras organizações

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Da captação à distribuição, da utilização ao retorno à natureza, o ciclo da água move a Educação Ambiental do Samae de Caxias do Sul. O projeto desenvolvido pela autarquia atendeu a 30 escolas, quatro empresas e uma instituição no primeiro semestre de 2025, em um total de 2.007 participantes diretos. Além disso, alcançou milhares de pessoas em eventos como o 3º Acqua Fest.

festival-do-folclore-np-210x210.webp

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A Educação Ambiental atende a escolas do maternal ao Ensino Médio das redes pública e privada, faculdades, empresas e entidades. Ministradas por estudantes de Biologia e Engenharia Ambiental, as atividades visam conscientizar a população sobre práticas sustentáveis, consumo consciente e preservação dos recursos hídricos.

Entre janeiro e junho deste ano, houve 37 roteiros "Caminhos da Água", 14 visitas do Super Samaezito, 11 atividades "Amigos da Água", oito palestras e oito ações "A água que você não vê".

Além disso, a Educação Ambiental marcou presença no 3º Acqua Fest, que reuniu 85 mil pessoas em fevereiro no Parque dos Macaquinhos; na Festa das Colheitas, em março, nos Pavilhões da Festa da Uva, por onde passaram 86 mil visitantes; e na Semana do Meio Ambiente, em junho, na Praça Dante Alighieri.

Conheça as atividades da Educação Ambiental do Samae

:: Caminhos da água: O roteiro compreende as visitas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tega, onde são apresentadas as etapas do tratamento físico-químico e biológico, e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, na qual participantes acompanham o longo processo pelo qual a água passa até se tornar potável, além de receberem dicas de economia de água. Público alvo: a partir de 10 anos

:: A água que você não vê: exposição que conduz o público a uma jornada de descoberta sobre a quantidade de água que é utilizada na fabricação de produtos que usamos no nosso cotidiano, por meio de gotas interativas. Os dados surpreendentes sobre o consumo hídrico oculto convidam à conscientização. Público alvo: a partir de 7 anos.

:: Amigos da água: Por meio de uma pescaria interativa e lúdica, as crianças identificam e separam objetos prejudiciais e não prejudiciais à água, para compreender os impactos da poluição e do descarte incorreto de resíduos. A atividade dura cerca de 40 minutos. Público alvo: crianças de 3 a 6 anos.

:: Jogos educativos: Circuito Corrida dos Guardiões da Água e Verdade ou Mito, com tabuleiro gigante sobre conhecimentos gerais de saneamento básico. Público alvo: a partir dos 7 anos.

:: Água em foco: palestra de cerca de 40 minutos que explica como é feito o tratamento da água e do esgoto na nossa cidade, traz algumas informações importantes sobre o consumo e dá dicas de como utilizar racionalmente este recurso. Público alvo: a partir dos 7 anos, com conteúdo adaptável para cada faixa etária.

:: Visita do Super Samaezito: o mascote do Samae visita a instituição requisitante e faz a alegria da garotada. Público alvo: crianças de 0 a 10 anos.

Como participar

As atividades são gratuitas e marcadas conforme a disponibilidade. Os agendamentos são realizados pelo e-mail educacaoambiental@samaecaxias.com.br.

Leia mais:
Sesc de Caxias realiza café literário com Rafael Iotti neste sábado
Concessionária instala 60 painéis solares em rodovias da Serra e Caí
Empresa caxiense capta cerca de R$ 400 milhões no mercado financeiro
Vereadores convidam deputados para Congresso de Agentes Públicos em Caxias
Ipam apresenta evolução patrimonial do Faps de Caxias do Sul

Tags:

Geral 1º semestre Samae Educação Ambiental 35 entidades Caxias do Sul