“O Silêncio das Mulheres” tem exibição no dia 22 de julho, às 19h30
redacao@serraempauta.com.br
16.07.2025 - 17h13min
A série documental “O Silêncio das Mulheres” será lançada em Caxias do Sul no próximo dia 22 de julho, às 19h30, na Sala de Cinema Ulysses Geremia. A produção audiovisual em oito episódios resgata um dos mais dramáticos eventos da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial: as mortes e mutilações de jovens operárias na explosão da Metalúrgica Gazola, em Caxias do Sul, em 1943. A entrada para a exibição é gratuita.
Apesar da dimensão e gravidade do fato, ele foi silenciado na memória coletiva da cidade e do país, deixando no esquecimento as vidas de Graciema, Irma, Tereza, Maria Amanda, Anoema, Odila, Olívia e Júlia.
A série lança luz sobre as vidas e os sonhos dessas moças, o contexto social, político e econômico da época e as camadas de dor e injustiça que ainda reverberam nas famílias das vítimas.
A produção nasce de um acervo audiovisual coletado desde 2010 e expande a investigação com novos conteúdos, entrevistas e pesquisas. Além de analisar os acontecimentos do passado, a série reflete temas como os direitos das mulheres e as condições de trabalho.
Em um momento em que o mundo relembra os 80 anos do fim da Segunda Guerra, a série “O Silêncio das Mulheres” busca não apenas recuperar uma memória apagada, mas também provocar uma reflexão sobre justiça, esquecimento e resistência.
O lançamento da série em 22 de julho coincide com a data que marca os exatos 82 anos da explosão. Na ocasião, serão exibidos em sequência os oitos episódios da série (15 minutos cada), num tempo total de projeção de duas horas.
A série é uma produção da DH Projetos, com direção de Nivaldo Pereira, produção executiva e direção de fotografia de Daniel Herrera, pesquisa e produção de Geni Onzi e Rodrigo Lopes, com textos e narrações de Alessandra Rech.
A equipe reúne profissionais comprometidos com a história, a memória e os direitos humanos, trazendo uma abordagem sensível e investigativa para essa narrativa essencial.
Para quem se interessou pela série, clique aqui e confira o teaser.
Leia mais:
Caxias gasta menos de 10% do previsto para remover locomotiva da Ulbra
Samae leva Educação Ambiental a 35 entidades em Caxias do Sul
Sesc de Caxias realiza café literário com Rafael Iotti neste sábado
Concessionária instala 60 painéis solares em rodovias da Serra e Caí
Empresa caxiense capta cerca de R$ 400 milhões no mercado financeiro
Tags:
Cultura Cultura em Pauta Série história resgate vítimas Metalúrgica Gazola