Siga nossas redes sociais
Logotipo - Servidores municipais de Caxias mantém paralisação por mais dois dias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Servidores municipais de Caxias mantém paralisação por mais dois dias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Funcionalismo

Servidores municipais de Caxias mantém paralisação por mais dois dias

Categoria reivindica aumento de 5,5% e administração do prefeito Adiló Didomenico ofereceu reajuste de 1%

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Gabriel Lain/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os servidores públicos municipais de Caxias do Sul rejeitaram novamente a proposta de 1% de aumento salarial reapresenta pelo governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) nesta segunda-feira (19). A paralisação ocorreu no Largo do Centro Administrativo. O índice é o mesmo oferecido na última sexta (16).

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Com isso, a categoria decidiu estender a paralisação por mais dois dias: terça (20) e quarta (21). Caso a administração municipal não apresente uma nova proposta de aumento o funcionalismo poderá definir por uma greve por prazo indeterminado. A assembleia ficou marcada para quarta, às 16h. Os servidores reivindicam um aumento de 5,5%.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), Silvana Piroli, lembra que a última paralisação de quatro dias ocorreu ainda no governo do ex-prefeito Mario Vanin.

"A gente sempre espera da gestão pública o apreço pelos seus servidores, para quem trabalha e dedica o seu dia a a dia para atender bem a população. A principal obra de um governante é atender bem a população e não tem como atender bem se não tiver servidores públicos", disse.

Segundo Silvana, a média salarial é muito baixa, se comparada com a iniciativa privada e com outras categorias importantes.

"Hoje mesmo na mesa de negociação estavam dizendo que estão perdendo uma série de servidores em áreas importantes porque o salário da Prefeitura de Caxias não é mais atraente. Já foi atraente, mas com a Reforma da Previdência, com a ausência de um plano de carreira deixou de ser atraente. Estamos sendo atacados também na nossa capacidade de garantir o sustento das nossas famílias", comentou.

Os servidores seguirão mobilizados no Largo da Prefeitura e deverão realizar nesta terça um ato de protesto durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, que inicia às 8h30min.

Em nota, a Comissão de Negociação do Executivo reiterou que a proposta apresentada na última sexta-feira flexibiliza ao máximo o que a Prefeitura consegue oferecer de aumento de salário. Segundo o texto, o índice de reajuste (1%) e as ações de reestruturação de cargos e padrões salariais representam o limite de viabilidade orçamentária do Município.

"A administração municipal reitera ter atingido o limite das suas possibilidades, não podendo neste momento assumir compromissos maiores que os já propostos. Para tanto, conta com o bom senso e a compreensão da categoria, que seguirá com espaço para o diálogo e para auxiliar com o avanço em relação às pautas adicionais apresentadas", diz um trecho da nota.

Leia mais:
Espetáculo comemora os 150 anos da imigração italiana no RS
Véra Stedile Zattera lança livro sobre a vida do pai, Francisco Stedile
Prefeitura de Caxias do Sul abre contratação temporária para médicos
O que cabe dentro do abraço de mãe?
Guias municipais de Caxias do Sul podem ser pagas por PIX

Tags:

Geral funcionalismo servidores municipais Caxias do Sul mantém paralisação dois dias