Com essa inauguração, o Rio Grande do Sul passa a contar com oito unidades
redacao@serraempauta.com.br
13.10.2025 - 16h58min
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) inaugurou na sexta-feira (10) o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Foro Trabalhista de Bento Gonçalves. O espaço será dedicado à mediação e conciliação de conflitos trabalhistas.
A cerimônia contou com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenador do Cejusc nacional, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, além de desembargadores, juízes e servidores.
Caputo Bastos destacou que os Cejuscs representam uma mudança na cultura judicial, ao priorizar o diálogo e as soluções consensuais.
"A mediação transfere poder de decisão dos tribunais para as próprias partes. Ao empoderar os envolvidos, fortalecemos a Justiça e promovemos soluções mais significativas", afirmou o ministro.
Ele reforçou que o TST pretende expandir a mediação e a conciliação por meio de novas tecnologias.
"Vamos usar ferramentas de inteligência para identificar processos com potencial de acordo. A ideia é promover uma desjudicialização necessária ao país", completou.
O presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, destacou que o Cejusc representa "um resgate da essência da Justiça do Trabalho".
"Aqui não há vencedores ou perdedores, mas o compromisso com a resolução adequada do conflito", afirmou.
A juíza Graciela Maffei, diretora do Foro e coordenadora do Cejusc de Bento Gonçalves, celebrou a inauguração destacando que "o diálogo construtivo, guiado pela boa-fé e pela busca por entendimento mútuo, é pilar essencial para a resolução célebre e eficaz das demandas".
Após os discursos, houve o descerramento da placa e o corte da fita inaugural, marcando oficialmente o início das atividades do centro.
O que é o Cejusc
Os Cejuscs são unidades da Justiça do Trabalho voltadas à conciliação, com ambiente acolhedor e mesas redondas para negociações conduzidas por magistrados e servidores capacitados.
Com a inauguração de Bento Gonçalves, o TRT-RS passa a contar com oito unidades de conciliação: Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Rio Grande e Bento Gonçalves, além de um centro de 2º grau na capital.
Dados da jurisdição
O Foro Trabalhista de Bento Gonçalves possui duas Varas do Trabalho e um posto da Justiça do Trabalho em Nova Prata, atendendo 21 municípios da região. Em 2025, até o dia 7 de outubro, foram 2.893 novos casos e 3.051 processos solucionados na fase de conhecimento. Atualmente, tramitam 7.701 ações trabalhistas na jurisdição.
Em todo o Estado, o TRT-RS registrou 55.891 conciliações em 2025, com acordos que somam cerca de R$ 2 bilhões. O índice geral de conciliação no primeiro grau chegou a 49%, reforçando a importância da cultura do diálogo na Justiça do Trabalho.
Leia mais:
Secretaria da Saúde anuncia 636 cirurgias extras para moradores de Caxias do Sul
Mercopar começa nesta terça e segue até sexta em Caxias do Sul
Saiba quais são os livros mais vendidos na 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Espetáculo une projeção mapeada e dança contemporânea em Caxias
Feira do Livro de Caxias do Sul recebe mais de 134 mil pessoas
Tags:
Mediação TRT-RS inaugura centro conciliação trabalhista Cejusc Bento Gonçalves