Siga nossas redes sociais
Logotipo - UCS finaliza produção de equipamento de reabilitação para pacientes graves | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - UCS finaliza produção de equipamento de reabilitação para pacientes graves | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Saúde

UCS finaliza produção de equipamento de reabilitação para pacientes graves

Viabilizado por meio de edital da Finep, trabalho contou com pesquisadores de áreas distintas 

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Bruno Zulian/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu recentemente, o resultado de um trabalho que teve cinco anos de duração. Após ser contemplada com um edital de tecnologia assistiva, no valor de R$ 3 milhões, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Instituição, em parceria com a empresa Zextec, desenvolveu o Autofisio 500. Oito unidades do equipamento de cinesioterapia foram alocadas na Clínica de Fisioterapia da UCS, no Bloco 70 do campus-sede em Caxias do Sul.

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O equipamento de cinesioterapia propõe a recuperação dos movimentos de membros inferiores de pacientes em condições de saúde mais graves, como os hospitalizados em UTI. O Autofisio 500, de forma automatizada, reproduz o movimento das pernas que seria realizado de maneira manual por um fisioterapeuta durante o tratamento.

Até o momento não há equipamento semelhante no mercado. Inicialmente, foram produzidas 10 unidades, e duas ainda passam por validação junto ao Inmetro. Finalizada esta etapa, o case de produção do Autofisio será apresentado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Concluída a validação, o equipamento estará disponíveis para uso em hospitais.

Integrante da equipe de desenvolvimento do projeto, o diretor técnico do Hospital Geral, médico Alexandre Avino explica que a partir da vivência como cirurgião passou a identificar condições críticas em pacientes internados por muito tempo em UTIs.

"Acabam recebendo muito volume de líquido para ressuscitá-los clinicamente. Por isso, ficam inchados e permanecem imóveis. Somado a isso, a enfermagem e a fisioterapia têm que modificar a posição desses pacientes a cada duas horas para não ocorrer lesão. A partir disso, surgiu a proposta de um equipamento que fizesse  uma movimentação passiva".

Na solenidade de entrega dos aparelhos, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, enalteceu o resultado de um processo de inovação.

"O conceito de inovação da Universidade é fruto da pesquisa e da ciência. São bem-vindas pessoas que querem inovar. A UCS nasceu para desenvolver a região pelo conhecimento, e isso ocorre quando há saúde e ensino e parcerias com empresas pujantes que têm produtos para vender".

A equipe que trabalhou no desenvolvimento do equipamento contou com a coordenação de Avino, e a participação do professor de Engenharia Mecânica Alexandre Viecelli. Participaram ainda o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência de Inovação da Universidade de Caxias do Sul (UCSiNOVA), Matheus Parmegiani Jahn, e a coordenadora do curso de Fisioterapia, Katiúcia Pezzi Corlatti. Mais três bolsistas também contribuíram no projeto.

Aplicação

O Autofisio 500 já é utilizado nas atividades acadêmicas da fisioterapeuta Fernanda Trubíán. Ela, que atuou como bolsista no projeto, concluiu o mestrado do Programa em Ciências da Saúde (PPGCS) da UCS e, no momento, faz o doutorado.

A aplicação é feita em pacientes com sequelas neurológicas, patologias ou algum tipo de lesão cerebral no Hospital Geral. A sessão varia entre 15 ou 30 minutos, conforme a quantidade de membros acometidos.

"Faço uma avaliação pré e pós-sessão. Os relatos são de uma percepção de melhora instantânea ao caminhar. É importante salientar que quanto ao perfil do paciente com lesão cerebral, muitos são idosos que ficam sozinhos em casa e não conseguem fazer essa movimentação sem o auxílio de outra pessoa. Então, será muito importante ter o auxílio do aparelho, que futuramente pode chegar à casa das pessoas", projeta.

Também participaram da solenidade de entrega do Autofisio a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, e representantes da empresa Zextec.

Leia mais:
Círculo Saúde abre inscrições para grupo de corrida em Caxias do Sul
Sindiserv de Caxias do Sul pede regulamentação da negociação coletiva no serviço público
CIC Caxias lança selo dos 125 anos e incorpora à comunicação institucional
Uma tonelada de sagu é distribuída na Festa Uva em Caxias do Sul
Farroupilha abre colheita do kiwi com expectativa de 700 toneladas em 2026

Tags:

Geral saúde UCS finaliza produção equipamento reabilitação pacientes graves