Siga nossas redes sociais
Logotipo - Virvi Ramos investe em novo equipamento para vídeo cirurgias em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Virvi Ramos investe em novo equipamento para vídeo cirurgias em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Saúde

Virvi Ramos investe em novo equipamento para vídeo cirurgias em Caxias

Plataforma que utiliza recurso de fluorescência, já está sendo utilizada pelos cirurgiões na instituição

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Hospital Virvi Ramos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, realizou recentemente novo investimento tecnológico, ao adquirir um equipamento de vídeo cirurgias. A Plataforma AIM 1588, da Stryker, é um aparelho moderno e inovador, que conta com o recurso da fluorescência e já está sendo utilizado pelos cirurgiões das mais diversas áreas que atuam na instituição.

portal-serra-em-pauta_banner-serra-em-pauta_210x210px.png

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A fluorescência é possível por meio da utilização do fármaco indocianina, que é aplicado no paciente através de contraste endovenoso, proporcionando maior precisão, qualidade e clareza de imagem, conferindo maior segurança no procedimento, tanto para o médico como para o paciente.

O cirurgião geral, Túlio Arpini, e o cirurgião do aparelho digestivo, Rafael Giovanardi, são dois profissionais que já utilizaram o novo equipamento em suas cirurgias no Hospital Virvi Ramos.

Arpini detalha os principais benefícios do uso da nova plataforma adquirida pela instituição.

"Esse equipamento que o hospital dispõe tem um sistema de fluorescência, que funciona através da injeção na corrente sanguínea do paciente da Indocianina, um corante verde. Além de nos oferecer imagens de melhor qualidade, nos permite ver se há algum de ponto de vazamento e também conseguimos ver toda vascularização, trazendo muito mais segurança a todo procedimento".

A utilização do aparelho no Hospital Virvi Ramos é solicitada pelo médico em acordo com o paciente, visto que nem todos os planos de saúde cobrem a utilização da Indocianina. Nesses casos, há opção do paciente pagar a diferença do insumo de forma particular.

Sobre a Indocianina

A Indocianina (ICG) é um corante verde que quando injetado na corrente sanguínea e exposto à luz infravermelha, emite fluorescência, permitindo assim ao cirurgião visualizar a vascularização e fazer a melhor avaliação da perfusão de órgãos e tecidos.

Ela apresenta ampla aplicabilidade na cirurgia hepatobiliar, como detalha Giovanardi.

"Isso acontece porque ela é absorvida pelas células do fígado e eliminada pela bile, facilitando a identificação da anatomia biliar. Ela é especialmente útil para evitar lesões inadvertidas durante cirurgias hepáticas mais complexas, além de auxiliar na detecção de pequenos tumores hepáticos, que podem não ser visíveis em exames convencionais".

Além disso, Giovanardi reforça que a Indocianina auxilia também a determinar a necrose tecidual, pois o cirurgião pode verificar em tempo real se toda área tumoral foi tratada adequadamente ou se há necessidade de nova aplicação da técnica, ou seja, o uso da substância melhora a precisão e eficácia das vídeo cirurgias, reduzindo risco de tumor residual.

Leia mais:
Inmet instala estação meteorológica em Criúva, interior de Caxias
Centro de Capacitação e Comércio de Caxias recebe visita de regionais do Sebrae
Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis inicia nesta quinta
Estrada no interior de Caxias segue bloqueada e exige detonação de rochas
Justiça rejeita ação da Visate sobre contrato com Caxias do Sul

Tags:

Geral saúde Hospital Virvi Ramos investe equipamento vídeo cirurgias Caxias do Sul