Alta de passageiros registrada em 2024 ocorreu por causa do fechamento do Salgado Filho
redacao@serraempauta.com.br
31.01.2026 - 14h12min
O movimento de passageiros no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani voltou a patamares considerados normais em 2025, após um ano atípico marcado pelo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Em relação a 2024, quando o terminal registrou aumento histórico na demanda, houve redução de 33% no número de passageiros transportados em 2025. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), a queda já era esperada, uma vez que, no ano anterior, centenas de voos regulares, humanitários e emergenciais foram direcionados para Caxias do Sul.
Apesar da retração na comparação com 2024, os dados mostram crescimento de 3% em relação a 2023, o que representa 9.628 passageiros a mais. O resultado indica a manutenção da tendência de crescimento gradual da aviação regional.
As operações de pousos e decolagens também apresentaram queda em 2025. Na comparação com 2024, a redução foi de 46%, reflexo do volume excepcional registrado durante o período das enchentes. Em relação a 2023, a diminuição foi de 13%, influenciada principalmente pelas restrições temporárias de operação durante as obras de recuperação do pavimento da pista.
As obras ocorreram entre 27 de janeiro e 15 de abril de 2025, período em que o aeroporto operou com restrição de horário, permanecendo fechado entre 19h e 11h do dia seguinte. Com isso, o índice de indisponibilidade subiu para 20% em 2025. Em 2024, o terminal operou normalmente em cerca de 90% do tempo diário.
De acordo com a SMTTM, mesmo com a redução pontual nos indicadores em relação a 2024, a movimentação aérea e de passageiros segue dentro da normalidade após os eventos climáticos e a readequação da malha aérea regional.
O Aeroporto Hugo Cantergiani mantém desempenho positivo em segurança operacional, regularidade de voos e infraestrutura, sendo considerado estratégico para a aviação regional e para o desenvolvimento econômico da Serra Gaúcha.
Leia mais:
Secretaria da Educação orienta estudantes a fazer Cartão Caxias Urbano
Mini parreiral da Boccati destaca cultura da uva e do vinho em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul abre inscrições para estágio remunerado
Sicredi Pioneira alcança marca de 10 mil associados no segmento agro
MP recomenda retirada de túnel de led na Júlio de Castilhos, em Caxias do Sul
Tags:
Geral levantamento Aeroporto Hugo Cantergiani Caxias do Sul retoma movimento normal 2025
