Siga nossas redes sociais
Logotipo - Afeto no desenvolvimento infantil é tema de roda de conversa em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Afeto no desenvolvimento infantil é tema de roda de conversa em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Afeto no desenvolvimento infantil é tema de roda de conversa em Caxias

O psicólogo Lucas Ballardin Colombo é o convidado do Téti Talks, nesta terça (21), às 18h30

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Arquivo Pessoal
Foto Principal - Notícia

A importância do afeto no desenvolvimento infantil e humano é o tema da primeira edição do Téti Talks, encontro de diálogo e trocas sobre infância e família promovido pela Estação Téti, em Caxias do Sul, nesta terça-feira (21). 

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A partir das 18h30, o psicólogo clínico Lucas Ballardin Colombo, conduzirá uma roda de conversa sobre como o amor pode ser a resposta para os desafios da maternidade e da paternidade.

As inscrições podem ser feitas no site ou pelo telefone/WhatsApp (54) 3019.2605. A participação custa R$ 50 de forma antecipada e R$ 70 no dia do evento. As vagas são limitadas.

Convidado desta edição, Lucas explica que a infância é o tempo da vida em que as bases começam a ser construídas, um período de aprendizados constantes, fundamental para o desenvolvimento integral de todos os nossos sistemas.

“Para todas as travessias e profundos aprendizados, o manejo afetivo é como receber um café na cama pela manhã, em pleno acordar do dia. É oportunizar que este atravessar aconteça da melhor maneira possível e potencialize todo o florescer. Cada experiência de manejo com a criança conta, pois fica inscrita no seu cabedal de conhecimentos sobre a vida, que será levado deste tempo em diante”, esclarece o psicólogo.

Ele pontua ainda que o afeto é um grande aliado do desenvolvimento, principalmente quando se trata do ambiente escolar.

“A infância é a fase da vida em que há mais neuroplasticidade, o tempo em que o cérebro se modifica e se desenvolve rapidamente, porém muito disso depende do ambiente que a criança convive, pois quanto mais afetivo for, mais conexões neurais serão construídas, assim, mais potente será o processo de aprendizagem, bem como mais saudável e autorregulada emocionalmente a criança se desenvolverá”, destaca Lucas.

Em tempos de hiperconectividade, o psicólogo orienta que o estímulo ao convívio social deve iniciar cedo na vida da criança. Ele aconselha que os pequenos precisam ser estimulados a conviver na rua, se possível for, correr nos parques, brincar com outras crianças, fazer atividades sociais, como esporte, dança, música.

“Socializar é crucial para o desenvolvimento e ativação do córtex pré-frontal do cérebro, responsável por funções cognitivas que são basais para a vida deste futuro adulto, como por exemplo o controle de impulso, tomada de decisão, planejamento de tarefas, entre outras funções, ou seja, por mais que o mundo digital ofereça uma ampliação de conexões, o cérebro ainda necessita de interações físicas”, salienta Colombo.

Cali Troian, diretora da Estação Téti, conta que o projeto nasceu como um ponto de encontro entre pais, mães, educadores e profissionais das áreas da infância.

“O Téti Talks é um espaço para escuta, aprendizado, e compartilhamento de experiências. A cada nova edição, novos temas que acolhem as dores, angústias, dúvidas e inseguranças de pais, mães, avós com a participação de profissionais que trazem luz a essas questões”, expressa Cali.

Leia mais:
Teatro do Sesc, em Caxias, recebe artistas catarinenses nesta quarta

Câmara de Caxias do Sul realiza a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro
UPA da Zona Norte de Caxias do Sul abrirá serviço de traumatologia em novembro
PF prende suspeito de roubo a aeronave no aeroporto de Caxias do Sul
Sindiserv recebe espetáculo com o ator Klement Tsamba em Caxias

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Estação Téti Téti Talks Afeto esenvolvimento infantil roda de conversa Lucas Ballardin Colombo psicólogo