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Educação

Câmara de Caxias do Sul realiza a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro

A sessão solene realizada nesta segunda-feira celebrou 12 projetos

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Guilherme de Paula/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou, na noite desta segunda-feira (20), a cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro (Caxias Educadora), que reconhece iniciativas e projetos voltados à educação no Município. Ao todo, 12 projetos foram agraciados, escolhidos por uma Comissão Julgadora composta por representantes do setor educacional.

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O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato (PT), autor da proposta que criou a premiação. Ele falou em nome do Parlamento, seguido do vereador Edson da Rosa (Republicanos), presidente da Comissão de Educação. Caregnato contou que, nas escolas Melvin Jones e Imigrante, das quais é egresso, acumulou vivências fundamentais até hoje.

"Os cientistas estão numa evolução, como a da busca de cura ao câncer. Mas, ainda, falta uma valorização efetiva do professor, inclusive do ponto de vista salarial. Temos que zelar pela saúde mental e ouvir os profissionais", alertou.

De acordo com o presidente da Comissão de Educação, escutar é dar sentido a uma conversação, algo que sustentou ser o propósito do Legislativo com a premiação. Rosa destacou que a honraria dialoga com o perfil de Darcy Ribeiro, a quem classificou como influente educador, em defesa do povo indígena e com protagonismo na formação do pensamento social sobre a identidade e a formação do povo brasileiro.

"Vemos nos projetos agraciados uma possibilidade de aproveitamento de prática pedagógica, como forma de construção no ambiente escolar", definiu o parlamentar.

Após as manifestações, os titulares de cada iniciativa vencedora receberam os respectivos troféus. Em nome de cada categoria, manifestou-se um representante. Pelo Ensino Privado, a professora Scheila de Avila e Silva enfatizou a educação na condição de meio estimulador da capacidade inventiva e inovadora. Atentou para tecnologia, como capital gerador de desenvolvimento econômico e social.

Pelo Ensino Municipal, a professora Luana da Rosa Linck ponderou que, hoje, a docência enfrenta desafios diante de desvalorização profissional, tendo que lidar com uma sociedade cada vez mais imediatista.

"Atuamos em nome da esperança, da transformação, num caminho de mudança social, para alcançar o ensino de qualidade", salientou.

Pelo Ensino Não Formal, Felomena da Silva Santos mencionou um provérbio africano, pelo qual a educação de uma criança requer o envolvimento de uma aldeia inteira.

"Trabalhamos por uma educação antirracista, com a valorização da diversidade. Todo espaço é educativo. Toda a sociedade tem que respeitar e celebrar as culturas africanas e indígenas. Valorizamos o resgate da identidade e o reconhecimento da ancestralidade, com a desconstrução de estereótipos", explicou.

Pelo Ensino Público Estadual, Luan Moraes da Luz observou que urge combater a violência contra as mulheres, com a promoção do respeito e da igualdade.

"Estamos atentos à importância da saúde mental dos professores, de melhorar o dia a dia e os espaços de escuta. Necessitamos de equilíbrio e bem-estar, dentro e fora de sala de aula. Queremos ajudar os alunos a melhorarem as notas", afirmou.

Pelo Ensino Público Federal, Vitor Schlikmann bradou pelo compromisso coletivo com a educação pública, gratuita e de qualidade. Apontou para a pesquisa, em prol da transformação social. Ressaltou ações pela inclusão digital, a fim de auxiliar estudantes com pouca familiaridade com a informática.

A secretária municipal adjunta da Educação, Simone Selbac, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Enalteceu o fato de os projetos significarem progresso no sentido do aprendizado.

"Quando processos são inovados e reinventados, quem ganha é o ensino como um todo", pontuou.

Os agraciados

Ensino Público Municipal

1) Projeto Do Fruta à Fruta, de Carolina Maria de Jesus aos dias atuais, um projeto contra o desperdício de alimentos. Autora: Caroline Klagenberg. Coautoras: Bruna Scarsi Novello, Cristiane Weber da Silva, Izabele Weber da Silva, Maiara Luiza Strassburger e Rafaela Capellini. Instituição de Ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre João Schiavo;

2) Projeto Nossa História em Muitas Vozes: da aldeia ao quilombo, do navio ao trem. Autora: Luana da Rosa Linck. Instituição de Ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Teotônio Vilela;

3) Projeto Repórteres da Tradição: um olhar jornalístico sobre a cultura gaúcha. Autor: André Luiz Benedetti. Instituição de Ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco.

Ensino Público Estadual

4) Projeto Além da Lousa. Autor: Fernando Menegat. Coautores: Angélica Ferari Rodrigues, Júlio Rafael da Silva Pereira e Vitória Fochezatto Michelon. Instituição de Ensino: Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini;

5) Projeto Semana Maria da Penha na Escola Estadual Santa Catarina. Autora: Silvia Gubert. Instituição de Ensino: Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina;

6) Projeto Termos da Oração - Língua Portuguesa. Autor: Luan Moraes da Luz. Instituição de Ensino: Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini;

Ensino Público Federal

7) Projeto Altas Habilidades e Superdotação: precisamos falar sobre isso - o lugar de fala. Autora: Daniela Corte Real. Coautora: Liana Vianna. Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul;

8) Projeto Auxílio Inclusão Digital. Autora: Heloisa Ramos Kemmerich. Instituição de Ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul.

Ensino Privado

9) Projeto Bit Bus - Mergulhando no Mundo da Informática. Autora: Scheila de Avila e Silva. Coautores: Aline Valéria Fagundes da Silva, André Gustavo Adami, Bianca Elisa Rossa, Carmen Scariot, Juçara Bordin, Laura Bugança Perozzo, Maria Antônia Troian Rech, Mirelle Antunes, Rafael Susin Baumann e Roberta Alina Boeira Tiburri. Instituição: Universidade de Caxias do Sul e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul;

10) Projeto Madre Teatro. Autor: Rodrigo Oliveira. Instituição de Ensino: Colégio Madre Imilda;

11) Projeto Rally da Empatia: adaptando veículos, acelerando mudanças e turbinando corações. Autor: Luiz Henrique Correa. Co-autora: Izequiela Franceschet. Instituição de Ensino: Senac Caxias do Sul.

Ensino Não Formal

12) Projeto Semeando Resistências, a história da escravatura no Brasil e as mazelas sociais decorrentes deste período. Autora: Felomena da Siva Santos. Instituição: Associação Criança Feliz.

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