Siga nossas redes sociais
Logotipo - Alunos de escolas municipais conhecem pontos turísticos de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Alunos de escolas municipais conhecem pontos turísticos de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Passaporte Turístico

Alunos de escolas municipais conhecem pontos turísticos de Caxias do Sul

Projeto atenderá 43 instituições de ensino e cerca de 3 mil estudantes da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Secretaria do Turismo/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O projeto "Passaporte Turístico – Caxias do Sul: Cidade da Gente" foi lançado nesta quarta-feira (2) e tem como objetivo incentivar estudantes e professores a valorizarem o patrimônio local e fortalecerem o senso de pertencimento à cidade por meio do turismo personalizado.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O público-alvo do projeto envolve os estudantes da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Para a escolha das escolas, foram usados os seguintes critérios: minimamente duas escolas de cada "Território de Aprendizagem", conforme organização da Secrtaria da Educação; escola com equipe diretiva e pedagógica que aceitasse a aplicação do projeto e se comprometessem com o envolvimento no mesmo; escolas com oferta de tempo integral; escolas localizadas em áreas e bairros mais vulneráveis, e com famílias de baixa renda.

Nesse primeiro momento do projeto serão atendidas 43 escolas do Município, contemplando mais de 3 mil crianças que redescobrirão a cidade em mais de 60 passeios turísticos.

"Cada escola escolheu dois roteiros personalizados, conforme objetivos de aprendizagem da turma (linguagem/arte, ciências humanas/história/geografia, educação física e ciências da natureza)", afirma a assessora do projeto, Aline de Oliveira, destacando que, além de conhecer os pontos turísticos que fazem parte do Município, eles passarão a compreender a importância que eles têm para o desenvolvimento econômico, social, educacional e cultura da cidade de Caxias do Sul.

"Queremos propiciar momentos aos estudantes para que eles se sintam pertencentes ao Município e valorizem os espaços públicos", finaliza.

Além de fomentar o engajamento com a comunidade, o projeto busca reforçar o entendimento de que o patrimônio vai além de monumentos e pontos turísticos, envolvendo também as tradições, histórias, costumes e as memórias coletivas da população.

Segundo o secretário Felipe Gremelmaier, as principais diretrizes que devem nortear as ações de educação patrimonial decorrem de um longo processo de debates institucionais, de aprofundamentos teóricos e de avaliações das práticas educativas voltadas à preservação do patrimônio cultural e a comunidade precisa se relacionar com o meio.

"É fundamental o sentimento de pertencimento ao seu patrimônio", ressaltou Gremelmaier.

"Olhar para esses lugares como um turista é se impressionar e se envolver, mas dessa vez com o espaço em que já vivemos. Ir até esses locais com essa percepção modifica a experiência de cidadão, em uma vivência de aspectos culturais, econômicos e sociais. Ao conversar com os estudantes sobre o projeto, muitos se mostraram surpresos em reconhecer esses lugares como atrações turísticas. Estão ansiosos pelas próximas fases", afirma o professor Dinarte Paz, da Escola Municipal Engenheiro Mansueto Serafini.

O transporte das crianças até as atrações será viabilizado pela Secretaria do Turismo, pela Fundação Marcopolo e pelo Villagio Caxias.

Os roteiros

Cada escola poderá escolher dois locais para o roteiro personalizado: Museu de Ambiência Casa de Pedra; Museu Municipal; Monumento Nacional ao Imigrante e Museu do Imigrante; Largo da Estação Férrea; Estádio Alfredo Jaconi; Estádio Centenário - SER Caxias do Sul; Enxutão; Praça Dante Alighieri; Ecoparque; Jardim Botânico; Igreja São Pelegrino e atrativos do Parque Nacional da Festa da Uva e o Shopping Villagio Caxias.

Os estudantes ganharão um "Passaporte Turístico" com sugestões de atrativos turísticos que eles visitarão com as escolas e, posteriormente, poderão ir com seus familiares e responsáveis.

Ao visitar os espaços, eles podem carimbar seus passaportes. Ao final do passeio os estudantes ganharão um certificado de Guia Mirim pela participação no projeto.

Leia mais:
Semana do Rock agita Bento Gonçalves com festival, tributos e shows autorais
Caxias oferece formações gratuitas para empreendedores da economia criativa
Encontros levam conhecimento sobre vinhos para o interior do Rio Grande do Sul
Nova Aliança passa por reestruturação e reposicionamento da marca
Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Imigrantes ocorre em Caxias

Tags:

Geral redação alunos escolas municipais conhecem pontos turísticos Caxias do Sul Passaporte Turístico