A marca volta-se à tecnologia de polímeros, com impressão em 3D
redacao@serraempauta.com
15.07.2024 - 14h42min
A Apolo Tecnologia Ltda, uma empresa do grupo Marcopolo, abre oficialmente suas portas à inovação com a inauguração nesta quarta-feira (17), da MarcoAdditive, em Farroupilha. A marca é especializada em produzir peças exclusivas em impressão 3D de alta qualidade, com tecnologia avançada em polímeros e materiais de ponta, e contou com investimento de R$ 2,5 milhões na primeira fase do projeto.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O empreendimento projeta para o mercado uma meta audaciosa de crescimento de 200% até completar um ano em 2025. A partir de então, o crescimento previsto é de 36% a cada ano, cumulativamente.
"Não há nada que não se possa fazer, em se tratando de peças – desde decoração até uma prótese humana", afirma o business head, André de Castilhos.
O processo, conhecido como manufatura aditiva usando engenharia reversa, para criar objetos tridimensionais, parte de um cuidadoso planejamento por etapas que, depois de concluídas, podem ser seguidas com segurança, precisão e eficiência.
A MarcoAdditive trabalha na produção de peças, com exclusividade e personalização, sob medida, adaptadas às necessidades de cada cliente.
"Consideramos uma produção de até três mil peças adequada para a indústria. Mas, podemos fazer apenas uma, com a mesma individualidade", explica o business head.
Além dessas características, existe uma outra que chama a atenção: a rapidez. A impressão 3D consiste em um método de fabricação aditiva que constrói objetos tridimensionais camada por camada a partir de um modelo digital.
Desse modo, unidades complexas, que levariam meses até ficarem prontas, podem ser fabricadas em 48 horas, por exemplo. A variedade de possibilidades é tão grande que algumas peças dependem apenas de alguns minutos. O processo minimiza o desperdício de material e os custos, comparado aos métodos tradicionais de fabricação.
Ao contratar o serviço, o cliente e a marca assinam um contrato de confidencialidade e sigilo e o projeto ou "a ideia da peça, em si" passam a pertencer ao cliente. Apenas com a sua autorização, a peça ou componente podem ser reproduzidos.
Leia mais:
Aberta nova turma da oficina de mecânica para mulheres em Caxias
ExpoBento e Fenavinho, em Bento, superam os 92 mil visitantes
Escritora lança podcast com série de histórias infantis
Temperaturas sobem, mas chuva pode permanecer em Caxias do Sul
Marca de roupas esportivas de Flores da Cunha inaugura nova loja matriz
Tags:
Economia negócio Apolo Tecnologia inaugura MarcoAdditive impressão 3D Farroupilha