Número de participantes dos encontros superou a meta
redacao@serraempauta.com.br
12.07.2025 - 16h44min
O projeto "Nos 150 anos da Imigração um esforço para salvar a Língua Talian" tem como um de seus objetivos fazer a sensibilização e a motivação para as pessoas praticarem a fala e para aprenderem a ler o Talian, através de encontros virtuais (ou aulas síncronas), via Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob a denominação de Talian in Fameia.
O curso, divulgado via municípios, teve 102 inscritos na turma iniciantes e 58 na turma avançados, totalizando 160 pessoas, número que superou a meta do projeto, que era de 100 pessoas. Os encontros semanais iniciaram em maio e vão até outubro.
A próxima tarefa do projeto consiste nos municípios fazerem um grupo de trabalho, entre gestores e pessoas da comunidade, para durante os meses de junho, julho e agosto, analisarem o que já estão fazendo para salvaguarda desta cultura e desta língua, e alinhavar ações que poderiam ser feitas, apontando o que é necessário para que essas novas ações aconteçam.
Na essência o objetivo do projeto é promover um esforço coletivo para fortalecer esta cultura regional, centrada nos valores trazidos pelos imigrantes italianos, que sofreram muito nos seus primeiros anos, chegando a terem a sua língua proibida durante um bom tempo e depois ridicularizada e menosprezada, mas que venceram e ergueram aqui uma grande riqueza, cultural, turística e econômica, em condições de hoje atender regularmente às novas gerações e também conseguir acolher novos imigrantes.
O projeto é executado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – Amesne, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), pelo IPHAN através do Escritório de Antônio Prado, pela FIBRA – Federação de Entidades Ítalo-brasileiras e pelos grupos culturais Girotondo e Miseri Coloni.
Leia mais:
Deputados gaúchos aprovam projeto que pune contrabando de vinho e tabaco
CETEC Festival, em Caxias, leva mais de 15 peças ao palco do UCS Teatro
Caxias do Sul terá Festival da Polenta no dia 25 de julho
Renovadora de pneus de Caxias abre filial e integra rede de autorizadas
Codeca utiliza 70 toneladas de asfalto em operações tapa-buracos, em Caxias
Tags:
Preservação Avança projeto salvaguarda Talian Serra Gaúcha