Os 10 casos de feminicídio registrados recentemente no Rio Grande do Sul levaram a Procuradoria Especial da Mulher, a intensificar a mobilização
redacao@serraempauta.com.br
13.05.2025 - 11h42min
"Pela vida das mulheres, parem de nos matar, escutem nossas vozes" é o clamor da campanha que a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) lançou durante a sessão ordinária desta terça-feira (13), em Caxias do Sul.
Impressionadas com os 10 casos de feminicídio registrados em abril passado, num intervalo de quatro dias, somente no Rio Grande do Sul, as sete vereadoras caxienses decidiram, neste mês de maio, intensificar a mobilização por mais respeito, proteção e cuidado em relação ao público feminino. Isso porque quase todas foram assassinadas por parceiros ou ex-maridos. Elas tinham idade entre 14 e 54 anos.
"Não é admissível que mulheres continuem perdendo a vida pelas mãos de homens que até pouco tempo eram seus companheiros, pais de seus filhos, e que, infelizmente, não sabem respeitar as decisões femininas. Queremos respeito, queremos viver! Para isso, é preciso que a conscientização aconteça e, mais do que nunca, que as polícias ampliem o sistema de proteção e segurança. Para reforçar esses pedidos, pela vida de nossas mulheres, é que convidamos a sociedade a abraçar a campanha que estamos lançando", divulga a atual titular da PEM, no Parlamento caxiense, vereadora Rose Frigeri (PT).
Também integram a Procuradoria as vereadoras Andressa Campanher Marques (PCdoB), Andressa Mallmann (PDT), Daiane Mello (PL), Estela Balardin (PT), Sandra Bonetto (Novo) e Marisol Santos (PSDB).
Uma das primeiras ações da campanha é a veiculação de um vídeo em que as parlamentares mostram dados de uma triste realidade brasileira: o assassinato de uma mulher a cada 17 horas, segundo a Rede de Observatórios da Segurança do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania.
Ao final, reforça o foco da campanha: "Pela vida das mulheres, parem de nos matar, escutem nossas vozes". Esse vídeo será reprisado na TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro e site www.camaracaxias.rs.gov.br) e pelas redes sociais da Casa.
Outros materiais que farão parte da iniciativa é um folder orientativo e uma camiseta do Feminicídio Zero, que já integra uma campanha no âmbito nacional promovida pelo Ministério das Mulheres. Tanto o impresso quanto a camiseta ficarão mais visíveis no dia 20 de maio, pela manhã, quando ocorre uma parada contra a violência. Será no Largo da Prefeitura, após a sessão ordinária, por volta das 11h, nas proximidades do Legislativo, e toda a população está convidada a participar.
Em 21 de maio, vídeos no formato de stories serão veiculados nas redes sociais da Câmara, com cada vereadora dando um perfil das mulheres assassinadas no feriadão de Páscoa deste ano, em diferentes regiões do Estado.
No dia 22 de maio, em frente à sede legislativa, será instalado um banco vermelho alusivo à causa e que está previsto na lei federal, que institui, em âmbito nacional, o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra o público feminino.
Essa legislação prevê a instalação de, pelo menos, um banco na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas, no qual constam frases que estimulam a reflexão sobre o tema e contatos de emergência, como o número telefônico da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, para eventual denúncia e suporte à vítima.
Já no dia 23 de maio haverá a transmissão de um podcast sobre feminicídio, com especialistas que abordam o assunto.
Leia mais:
Empresas já podem se cadastrar para o Dia Livre de Impostos, em Caxias
Prefeitura de Caxias envia à Câmara dois projetos de redução de impostos
Caravaggio impulsiona fé e economia da Serra, diz reitor do Santuário
Samae amplia segurança operacional do Sistema Marrecas em Caxias
Feira do Livro Infantil do Sesc começa nesta quarta em Bento Gonçalves
Tags:
Política Pela vida das mulheres Câmara de Caxias lança campanha combate violência mulher Caxias do Sul