Mudança é válida em todo território nacional
redacao@serraempauta.com.br
02.10.2025 - 13h17min
O atual modelo do cartão emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será vinculado ao nome e número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos cidadãos. A mudança é válida em todo território nacional.
O objetivo é padronizar a identificação dos usuários no serviço público, garantindo assim mais segurança das informações e facilitando também a integração entre os sistemas de saúde.
A diretora técnica do setor de cadastro da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, Sheila Cavalli Segat, explica que quem já tem o cartão SUS não precisa ir até a secretaria para atualizar o documento, porque o CPF será integrado automaticamente nos sistemas.
“Agora, quem precisa fazer um cartão novo, no caso de estrangeiros ou recém nascidos, por exemplo, vai sair um cartão com o CPF e com o número do cartão como uma informação secundária. Essa mudança é importante para garantir a segurança da informação através de uma padronização, para melhor identificação dos pacientes nas unidades de saúde e no serviço público em geral", afirma Sheila.
Em Caxias do Sul, somente entre 22 e 26 de setembro, 165 cartões SUS novos haviam sido confeccionados e 663 cartões já existentes haviam passado por alterações de dados. Totalizando 828 usuários de cartões atendidos durante a semana. As médias são sazonais e dependem da demanda semanal.
Leia mais:
Fique por dentro das atrações do segundo fim de semana da Feira do Livro de Caxias
Electric Move receberá Jornada da Sustentabilidade, em Caxias
Prestação de contas aponta superávit de R$ 204 milhões em Caxias
OAB de Caxias do Sul divulga projeto sobre Direito Eleitoral na Câmara
Caxias protocola novo projeto de concessão da Maesa no Tribunal de Contas do Estado
Tags:
Saúde Caxias do Sul Brasil Cartão SUS vinculado CPF Mudança serviço público