Maratona de contação de histórias e bate-papos estão entre as atrações
redacao@serraempauta.com.br
02.10.2025 - 13h03min
O segundo fim de semana da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul começa movimentado já na sexta-feira com a Maratona de Contação de Histórias que vai acolher estudantes das escolas caxienses no Teatro Municipal Pedro Parenti e na Praça Dante Alighieri. O Teatro também recebe apresentações de peça teatral e dança.
No Palco Principal da praça tem apresentação de dança e música. E os bate-papos literários têm temas que transitam pelo suspense, criaturas do terror, literatura brasileira e história da Feira, que também é tema de livro com sessão de autógrafos.
A diversidade atende adultos e crianças, que também podem aproveitar o desconto de 20% no preço dos livros. Neste ano, a Feira conta com 24 bancas - 18 no Setor Geral e seis para o público infantojuvenil, numa estrutura de 2.700 metros quadrados. O tema desta edição é No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação. O Patrono é o escritor Pedro Guerra e o Amigo do Livro o ilustrador Ernani Carraro.
Contação de histórias
A 17ª edição da Maratona de Contação de Histórias será realizada na sexta-feira, em horários intercalados, das 8h30min às 16h45min. A programação do Teatro Pedro Parenti é reservada a quem fez agendamento prévio. Mas no Palco Principal, todo mundo pode acompanhar os contadores de histórias com sua habilidade de encantar e seduzir o ouvinte.
A ação mobiliza sete contadores, em quatro sessões no teatro com cerca de 800 participantes, mais duas sessões no palco principal. A sonoplastia e ambientação será de Aline Luz.
Bate-papos literários
No sábado, às 15h, no Palco Principal, será realizado o bate-papo denominado “Suspense, um gênero que nunca se esgota. Mediado pelo escritor Dinarte Albuquerque Filho, o encontro reúne os autores Samir Machado de Machado e Tailor Diniz.
Samir ganhou duas vezes o prêmio Jabuti de melhor romance de entretenimento, em 2021 por Corpos secos, coescrito com Luisa Geisler, Natalia Borges Polesso e Marcelo Ferroni, e em 2024 por O crime do bom nazista.
Tailor Diniz escreveu “Crime na Feira do Livro”, traduzido na Alemanha e lançado na Feira do Livro de Frankfurt, em 2013, e seu livro “Os canibais da Rua do Arvoredo” foi finalista do Prêmio Jabuti 2024, categoria entretenimento.
Às 17h, a conversa sobre “Literatura brasileira de Norte a Sul: raízes e histórias” reúne a escritora e Patrona da Feira em 2022 Maya Falks, e o escritor Airton Souza, paraense autor de “Outono de carne estranha”, romance vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e finalista do Prêmio Oceanos 2024, Prêmio São Paulo de Literatura 2024 e Prêmio Mix Literário 2024.
Depois, às 18h, a história da Feira do Livro de Caxias será tema do bate-papo e sessão de autógrafos da obra “Sob o olhar de Dante – 40 anos de Feira do Livro”, com os escritores Dinarte Albuquerque Filho e Helô Bacichette, a livreira Maria Helena Lacava e o coordenador da Feira, Cássio Felipe Immig.
Domingo, às 15h, tem o bate-papo “Fantasmas, vampiros e outras criaturas do terror”, com os escritores André Vianco e Marcos Kirst. Além de escritor, Vianco é roteirista, dramaturgo e diretor, sendo referência no Brasil na ficção Fantástica, dark fantasy e terror brasileiro, sendo que seus títulos já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos.
Kirst foi Patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2010 e já publicou 26 livros entre obras de resgate histórico, biografias, obras corporativas e de ficção, tendo ganho o Prêmio Açorianos de Criação Literária em 2014 e o Prêmio Literário Vivita Cartier em 2016.
Às 17h, na Galeria Municipal Gerd Bornheim, o bate-papo “Imagem como palavra: o traço da narrativa”, reúne os ilustradores Alexandre Rampazzo, Raquel Matsushita e a dupla de artistas Gio e Doug.
Música, teatro, dança, sarau
A dança tem espaço no Palco Principal e no Teatro Pedro Parenti no segundo fim de semana da Feira do Livro. No sábado, às 12h, no Palco Principal, tem apresentação da Escola Carla Barcellos. Às 13h30min, a Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul também mostra seu trabalho no mesmo local. Em seguida, às 14h, tem apresentação com a escola Dora Ballet. E, domingo, às 18h, no Teatro Pedro Parenti, a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul apresenta um fragmento da obra “Uno Duo”.
Dentre as atrações musicais, sábado às 18h, a atração é a música autoral com ninamaria e Will Monteiro. A proposta da dupla transita por canções autorais e versões de clássicos da MPB contemporânea.
O sarau Taruando o Verbo também está na programação de sábado, às 15h, na Galeria Gerd Bornheim, reunindo o Amigo do Livro Ernani Carraro, a dupla de artistas Gio e Doug e a escritora Maya Falks para conversarem sobre o verbo Voar: No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação, tema da edição deste ano da Feira.
No domingo, tem show com a Bules Jazzmine, cujo repertório tem nomes como Etta James, Little Walter, B.B. King, Koko Taylor som a batuta da cantora Fran Duarte, a harmonicista Débora de Oliveira e a guitarrista Karina Comin.
A peça teatral fica por conta do espetáculo “Gigi e o Segredo dos Livros”, com as atrizes Odelta Simonetti e Jacqueline Aires, sábado, às 16h, no Teatro Pedro Parenti. O espetáculo apresenta uma menina toda conectada no mundo virtual que, num certo dia, descobre a magia da leitura e dos livros.
Slam de ilustração
Botando a imaginação e os traços para funcionar a partir de provocações “em tempo real”, os ilustradores Ernani Carraro, Gio e Doug, Rafael Dambros e Wagner Carsten vão participar de mais um Slam de Ilustração domingo, às 16h, no Palco Principal. A mediação é do Instituto de Leitura Quindim.
A programação completa pode ser conferida clicando aqui
Leia mais:
Electric Move receberá Jornada da Sustentabilidade, em Caxias
Prestação de contas aponta superávit de R$ 204 milhões em Caxias
OAB de Caxias do Sul divulga projeto sobre Direito Eleitoral na Câmara
Caxias protocola novo projeto de concessão da Maesa no Tribunal de Contas do Estado
Inscrições para o Fiesporte 2026 são abertas em Caxias do Sul
Tags:
Cultura em Pauta Cultura atrações Feira do Livro Caxias do Sul livro teatro literatura música