Siga nossas redes sociais
Logotipo - Caxias do Sul abre oficialmente o período das colheitas com ato simbólico | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Caxias do Sul abre oficialmente o período das colheitas com ato simbólico | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Agricultura

Caxias do Sul abre oficialmente o período das colheitas com ato simbólico

Evento nos parreirais da família Biondo em Vila Seca celebrou a força da agricultura familiar e a produção rural

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Ricardo Rech/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A abertura oficial das colheitas foi marcada pela recolhimento simbólicoa de uvas nos parreirais da família Biondo, na localidade de Vila Seca, interior de Caxias do Sul, no fim da tarde desta sexta-feira (6).

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A família Biondo, anfitriã do evento, cultiva cinco hectares de parreirais da variedade Bordô, já em ponto de colheita, além de 1,5 hectare da variedade Niágara, produzida com a técnica do cultivo protegido.

Durante a cerimônia, o secretário da Agricultura e Abastecimento, Rudimar Menegotto, destacou o protagonismo dos agricultores no desenvolvimento do Município.

"Agradecemos ao agricultor Mário Biondo e a sua família por receberem este momento tão significativo. Eles representam o verdadeiro motivo da nossa comemoração: o trabalho do agricultor, que sustenta a nossa mesa e movimenta a economia do município."

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou que a abertura, que tradicionalmente celebrava a colheita da uva, hoje simboliza todas as culturas produzidas no interior de Caxias do Sul. Ele também lembrou os desafios enfrentados pelos produtores, especialmente em relação às mudanças climáticas.

"A uva carrega uma história que celebramos na nossa maior festa, que neste ano completa 95 anos. Ao mesmo tempo, vemos nossos agricultores buscando soluções para enfrentar o clima, como o cultivo protegido. Estamos trabalhando para tirar do papel o projeto antigranizo, em parceria com o Governo do Estado, porque todos estamos sujeitos às intempéries. O poder público precisa estar unido para prevenir perdas e apoiar esse povo aguerrido, que já superou momentos difíceis e segue trabalhando de sol a sol para garantir o alimento na nossa mesa."

Reconhecida pela força da agricultura, Caxias tem na uva seu principal destaque. De acordo com a Emater, a estimativa para esta safra é de 75 mil toneladas da fruta, cultivadas em cerca de 3.700 hectares. Além da vitivinicultura, a produção agrícola caxiense também se sobressai no cultivo de maçã, tomate, frutas de caroço como pêssego e ameixa, citros e diversas hortaliças.

Caxias conta ainda com 2.750 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, envolvendo aproximadamente 3.500 famílias na atividade.

O ato simbólico reforçou o reconhecimento à força do homem e da mulher do campo, que, mesmo diante de adversidades recentes, seguem produzindo e contribuindo de forma decisiva para a economia e a segurança alimentar do Município contou com a presença da rainha da Festa da Uva, Elisa D'Mutti, e as princesas Júlia Dalegrave Scopel e Letícia Comin da Silva, junto com autoridades, representantes de entidades e do setor agrícola.

O evento é itinerante e tem como realizadores a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul.

Leia mais:
Desorkestra Montanhosa realiza Carnaval de Rua em Caxias do Sul
Caxias do Sul inicia prontuário eletrônico e-SUS na rede de Atenção Primária à Saúde
Caxias do Sul registra mais de 380 casos de violência contra a mulher em 2025
Sesc traz Vera Holtz para Caxias com o espetáculo ‘Ficções’ em março
Carnaval do Bepi agita o centro de Garibaldi no dia 14 de fevereiro

Tags:

Geral agricultura Caxias do Sul abre oficialmente período colheitas ato simbólico Vila Seca