Wagner Petrini afirmou que pretende exercer com autonomia e imparcialidade a função de chefe do Legislativo
redacao@serraempauta.com.br
03.02.2026 - 19h47min
O presidente da Câmara de Vereadores de Sul, Wagner Petrini (PSB) reforçou durante a primeira sessão do ano, na manhã desta terça-feira (3), a necessidade de o Poder Legislativo ter autonomia diante do Executivo para discutir projetos de forma independente.
Para isso, anunciou o desembarque do governo do prefeito Adiló Didomenico (PSD). Em sua manifestação, o chefe do Legislativo salientou que sempre manteve a lealdade ao Governo Adiló enquanto esteve na condição de secretário da Habitação – entre 2023 e 2024 – e, posteriormente, como vice-líder do governo, no ano passado.
Ele comentou que, embora o partido ainda ocupe cargos na atual administração, pretende atuar de forma transparente para construir medidas importantes para o Município como um todo, acima de qualquer posicionamento partidário.
"Algumas pessoas me perguntaram se eu iria entregar alguns cargos no Executivo municipal. Com a maior franqueza, estão à disposição. Hoje eu apenas desembarquei do governo, agora se lá na frente tiver outra pessoa ou outras pessoas conduzindo o governo, ou alguma coisa que atrapalhe, o único apego que eu tenho é com minha família. Não tenho apego nenhum, admiro e sempre defendi o prefeito, temos algumas pessoas estratégicas trabalhando e estamos aqui trabalhando de forma imparcial", explicou Petrini.
De acordo com o presidente, um ofício será entregue à Prefeitura para formalizar a saída do governo e lutar de forma independente por projetos para o desenvolvimento da cidade.
"Eu sou um vereador de posição, e a gente sempre opta por criticar ou não. E o desembarque é feito em um momento em que a gente percebe que, ficando no governo, iriam se misturar as coisas e não iria ser coerente com o que eu sempre falei, na questão de separar os poderes. A opção de desembarcar do governo vem em um momento oportuno", afirmou.
Além dos projetos que devem ser apreciados pelos vereadores, Petrini ainda comentou sobre outros desafios que serão enfrentados ao longo do ano. Dentre eles, está a organização da Festa da Uva 2026 (da qual a Câmara ocupa a vice-presidência da Comissão Comunitária), a implementação do sinal aberto da TV Câmara (prevista para o primeiro trimestre deste ano) e as celebrações de 30 anos do prédio da Câmara de Vereadores, em novembro deste ano.
Leia mais:
Ipam-Saúde amplia atendimento com hospital credenciado em Xangri-lá
Câmara de Caxias do Sul aprova criação de frente para hospitais e UPAs
A emenda e o soneto
Vinicius Lain assume presidência do Instituto Hélice, em Caxias do Sul
Helio de la Peña e Gio Lisboa se apresentam no Polenta Comedy, em Caxias
Tags:
Política desembarque presidente Wagner Petrini Câmara de Caxias Caxias do Sul anuncia saída Governo Adiló
