Siga nossas redes sociais
Logotipo - Congresso em Caxias reúne agentes públicos para troca de experiências legislativas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Congresso em Caxias reúne agentes públicos para troca de experiências legislativas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Conquista, Tchê!

Congresso em Caxias reúne agentes públicos para troca de experiências legislativas

Presidente do Legislativo caxiense, Lucas Caregnato, mediou painel "Vozes da Cidade"

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Augusto Martins/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A primeira edição do Congresso Conquista, Tchê! sobre Financiamento de Projetos para Agentes Públicos, que se iniciou na última quinta-feira (11) e terminou neste sábado (13), na Câmara de Vereadors de Caxias do Sul, abriu espaço para os presidentes de Legislativos trocarem experiências.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Na sexta (12), no painel intitulado "Vozes da Cidade", conduzido pelo presidente do Parlamento caxiense, vereador Lucas Caregnato (PT), alguns presidentes de Legislativo compartilharam iniciativas que estão sendo executadas em benefício da população.

"A intenção é valorizar o trabalho dos presidentes que atuam nos Legislativos e, muitas vezes, dispõem de pouca estrutura", explicou Lucas, ao convidar colegas de função a se manifestarem durante o evento promovido pela Câmara caxiense e pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), com apoio do Parlamento Regional da Serra Gaúcha.

À frente da Câmara de Rio Grande, Rovam Castro (PT) informou que decidiu investir em melhorias para a instituição.

"Não temos um corpo técnico adequado e muitas vezes dependemos da Prefeitura. Então, decidimos pela recuperação estrutural, além do diálogo e da transparência, para que o povo saiba o que estamos fazendo e trabalhando muito. Em vez de devolver dinheiro à Prefeitura, decidimos fazer diferente: investir na estrutura e nos serviços legislativos prestados à população".

De São José do Rio Claro, no Estado de Mato Grosso, a cerca de 2.450 quilômetros de Caxias do Sul, o parlamentar Edmar Fidelis Maximiano (União Brasil), conhecido por Pelézinho, contou que sua gestão busca inovar e dar atenção aos legisladores.

"Temos de dar condições para os vereadores trabalharem e parar com essa historinha de que vereador tem de indicar (melhorias em regiões com) poça de lama e luz queimada. Somos muito maiores que isso e precisamos mostrar à população o quanto somos importantes na vida de cada um e na tomada de decisões. Desse Congresso, estou levando muito aprendizado, e vou poder cobrar do Executivo uma saúde de qualidade às pessoas", afirmou.

Presidente do Parlamento de Brochier, Marriete Lucas Marques (MDB) comemorou uma mudança adotada em sua cidade em um projeto já existente denominado "A Câmara vai até você". Segundo ela, essa iniciativa levava sessões legislativas às comunidades do interior dentro de ritos e formalidades e, a partir de sua gestão, com a concordância dos demais colegas legisladores, modificou o formato para possibilitar que as pessoas pudessem conversar com os parlamentares e tratar das necessidades que vivenciam em relação aos serviços e atendimentos públicos.

"Estamos indo, sim, mensalmente, nas comunidades, mas para uma conversa, um diálogo, uma roda de conversa, proporcionando aos moradores trazerem demandas, sugestões, criticas, para que possamos cobrar do Executivo respostas a essas demandas. Sempre acreditei que a política serve para cuidar de gente e mudar a vida. Quando levamos a política a sério, podemos transformar a vida de nossa comunidade", acredita Marriete.

Diversidade de painéis e participação de comitiva chinesa

Cerca de 300 participantes foram inscritas no Congresso, que teve como propósito estreitar relações entre os entes federativos. As temáticas abrangeram processos legislativos, sistemas e ferramentas de gestão, comunicação institucional, governança legislativa e licitações.

Os painéis, que tiveram os vereadores caxienses como mediadores, trataram de soluções em setores estratégicos da economia, incluindo projetos de infraestrutura, financiados com recursos públicos federais e estaduais. Ocorreram palestras voltadas a servidores públicos. O evento recebeu representantes de oito Estados, dois países e 80 municípios. Entre eles, 20 prefeitos e outros 20 presidentes de Câmaras Municipais.

Na sexta, as explanações ficaram em torno de saúde, educação, cultura e desenvolvimento. Especialistas trataram ainda sobre mobilidade urbana, sustentabilidade, possibilidades de financiamento e inovação; saneamento, agricultura, segurança alimentar, resíduos e energia limpa; crédito e investimento; comunicação, transparência e registros legislativos.

A deputada federal Denise Pessôa (PT) e os deputados estaduais Pepe Vargas (PT), que é o atual presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Búrigo (MDB) e Guilherme Pasin (PP) estiveram sexta no Conquista, Tchê! como painelistas. Representante do escritório do Conselho Chinês de Promoção de Comercial Internacional no Brasil e secretário-geral da Associação Brasileira de Empresas Chinesas, Li Dongcheng foi até a tribuna caxiense, integrando o painel "Fortalecendo parcerias estratégicas, atraindo investimentos e abrindo novas possibilidades de financiamento e inovação para os municípios".

Com auxílio de tradução do mandarim para o português, ele disse que a China e o Brasil são grandes amigos unidos apesar das distâncias e que, neste ano, com a assinatura de 20 acordos de cooperação entre as duas nações, essa aproximação se fortalecerá ainda mais.

"Sou fã do time brasileiro de futebol e os jogadores que mais gosto são Ronaldinho e Ronaldão. Ao meu ver, o Rio Grande do Sul é muito importante e Caxias do Sul é a melhor pérola deste Estado", enfatizou, com simpatia, o representante estrangeiro, despertando risos na plateia.

Leia mais:
Otávio Rocha conhece suas soberanas para a Fecouva 2026
Rico Bracco assina os vestidos oficiais do trio da Festa da Uva 2026
Inaugurada Biblioteca Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul
Pedidos de exoneração de médicos afetam consultas no CES em Caxias
Hospital do Círculo completa 30 anos de atuação em Caxias do Sul

Tags:

Política Conquista, Tchê! congresso Caxias do Sul agentes públicos troca experiências legislativas