O motivo da saída dos profissionais foi a fiscalização "agressiva". Pacientes devem aguardar para a remarcação de consultas
redacao@serraempauta.com.br
14.09.2025 - 10h29min
A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul informou que as recentes exonerações solicitadas por médicos especialistas vão impactar os atendimentos de consultas do Centro Especializado em Saúde (CES) a partir desta segunda-feira (15).
Nos últimos seis meses, 12 especialistas das áreas de neurologia, dermatologia e reumatologia deixaram o serviço público. Dois psiquiatras e um infectologista também encaminharam pedido de exoneração. No total, foram 15 desligamentos de médicos do CES em 2025.
Em vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura, a secretária adjunta da Saúde, Daniele Meneguzzi, explica que as exonerações - referidas pelos médicos – foram motivadas pelas "agressividades" de fiscalizações.
"Os médicos se sentem desrespeitados, se sentem desvalorizados no exercício de sua função. E acabam optando por ir trabalhar em outras localidades, no seu consultório particular, enfim, tem deixado o serviço público de saúde", comentou.
Daniele cobrou respeito durante as fiscalizações, e que elas sejam exercidas dentro de seus limites de responsabilidade.
O governo municipal não deu nomes, mas os médicos estão incomodados com o formato de fiscalização realizada pelo vereador Hiago Morandi.
Os pacientes com consultas marcadas com os especialistas que solicitaram exoneração devem aguardar a retomada dos atendimentos, a ser divulgada pela pasta. Novos agendamentos não serão realizados neste momento.
Segundo a administração municipal, existe um déficit de profissionais que atendam especialidades como neurologia, neurologia infantil, psiquiatria, dermatologia e reumatologia. Essas especialidades médicas serão as primeiras que terão consultas no serviço de telemedicina.
Três cabines de atendimento de telemedicina entrarão em funcionamento no CES nas próximas semanas para consultas on-line nas especialidades neurologia, reumatologia, psiquiatria e neurologia infantil, auxiliando na falta da consulta presencial. Ainda neste mês o serviço on-line será disponibilizado via app para a comunidade consultar de casa.
Além disso, segundo Daniele, o Município está em trâmites para a abertura de um edital de concurso e outro de contrato emergencial para atender a demanda.
"Estamos prevendo também a possibilidade de contratação de horas médicas ou convênios com prestadores externos, visto a dificuldade em contratar profissionais nestas áreas", explica.
Leia mais:
Hospital do Círculo completa 30 anos de atuação em Caxias do Sul
Coro Canta Beatles celebra legado da banda no Caxias em Cena
Controladores de velocidade reduzem números de acidentes em Caxias
Obras de drenagem avançam no Loteamento Vergueiros, em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul prorroga o prazo do Refis 2025
Tags:
Geral saúde pedidos exoneração médicos afeta consultas CES Caxias do Sul