Reuniões quinzenais vão ocorrer até novembro no salão do campo de futebol da comunidade
redacao@serraempauta.com.br
04.05.2025 - 08h52min
Criado com a missão de promover a autonomia de sua comunidade na gestão dos patrimônios culturais, com destaque para a participação dos moradores em todo o processo de identificação do que é representativo para eles, o Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis inicia sua nova fase na próxima semana.
Nesta terça-feira (6), às 19h, o salão do campo de futebol da comunidade recebe o primeiro encontro previsto para 2025. O calendário completo pode ser conferido abaixo. O projeto tem coordenação-geral de Geovana Erlo e gestão criativa de Juli Pandolfo.
A coordenadora destaca que as pesquisas acerca dos patrimônios culturais do bairro caxiense iniciaram em 2020, dando origem, ainda naquele ano, ao podcast Memórias de Galópolis. Desde então, a comunidade se uniu e, de forma coletiva, passou a valorizar as referências materiais, imateriais e naturais da região, tidas como patrimônios culturais da localidade. Esse processo contínuo, iniciado oficialmente em março de 2022, está prestes a completar 80 encontros.
"Desde o início da iniciativa, utilizamos a metodologia da museologia social, que defende que os museus e as experiências museológicas sejam espaços de participação e uso comunitário. Há três anos, engajamos a comunidade em diferentes encontros para discutirmos temas ligados ao patrimônio cultural, e como ele está presente na realidade do bairro e do Município até hoje", comenta Geovana.
Ela pontua que, como método, o grupo utiliza o inventário participativo, que se organiza em cinco etapas para alcançar o resultado almejado. Na primeira, os participantes identificam as referências culturais; na segunda, um dos pontos é selecionado para o aprofundamento das pesquisas com base em acervos históricos disponibilizados pela própria comunidade, que ocorrem ao longo do terceiro ciclo.
A quarta fase é marcada pela divulgação dos resultados do levantamento, e a quinta, pela autoavaliação do processo realizado, com mensuração de pontos positivos e tópicos que podem ser melhorados para a prosseguimento das atividades.
"A comunidade de Galópolis se transforma continuamente, modificando também as visões que as pessoas têm sobre o que é, ou não, patrimônio ou referência cultural. Por isso, nossas ações não são limitadas pelo tempo, pois as dinâmicas necessárias para os trabalhos surgem a partir dos próprios moradores, que são os protagonistas deste processo", salienta a historiadora.
Moradores de outros bairros também são bem-vindos
Os encontros do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis não se limitam somente aos moradores do bairro. Qualquer cidadão pode - e deve - participar, tendo em vista que essa é uma forma de democratizar o acesso, a construção e a fruição do conhecimento produzido pela comunidade.
Moradores de outras localidades de Caxias também fazem parte da sociedade que impacta e é impactada pela iniciativa. Não é necessário nenhum tipo de agendamento por parte dos interessados.
O Inventário Participativo de Galópolis é certificado como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). Além disso, já recebeu premiações que reconhecem a sua função social.
Mais informações: www.inventarioparticipativodegalopolis.com, @inventariogalopolis, inventariogalopolis@gmail.com ou pelo WhatssApp (54) 99696- 0634.
Programação
Dias 6 e 20 de maio, 3 e 17 de junho, 1º, 15 e 29 de julho, 12 e 26 de agosto, 9 e 23 de setembro, 7 e 21 de outubro e 04 e 18 de novembro.
Leia mais:
Ambulatório Trans de Caxias realizou 990 atendimentos no primeiro ano
Caxias do Sul inicia vacinação contra HPV nesta na segunda-feira
Artigo - Mudança de rumo: como o Turnaround pode prevenir crises organizacionais
CDL Jovem debate legado e transformação na liderança, em Caxias
Melhores Vinhos de Caxias tem troféu em homenagem à imigração italiana
Tags:
Geral cultura encontros Ponto de Memória do Inventário Participativo Galópolis voltam Caxias do Sul