A estrutura de resgate da concessionária é formada por mais de 60 profissionais
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22.11.2025 - 13h17min
Em um período em que milhares de motoristas se preparam para pegar a estrada, a CSG investe na capacitação de socorristas para assegurar que o primeiro atendimento em acidentes seja rápido, preciso e capaz de salvar vidas.
Com a chegada do verão e a expectativa de aumento no fluxo de turistas pelas rodovias estaduais, a preparação das equipes de emergência ganha destaque no Rio Grande do Sul.
A CSG, concessionária responsável pela administração de 271 quilômetros de estradas nas regiões do Vale Caí e Serra Gaúcha, promoveu, entre os dias 17 e 20 de novembro, um ciclo de capacitação para seus socorristas, com foco na melhoria do atendimento prestado em emergências.
O treinamento foi conduzido pela empresa Prosalv e abordou técnicas de desobstrução de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento a vítimas em parada cardiorrespiratória (PCR).
De acordo com os instrutores, o objetivo é assegurar que os procedimentos sejam aplicados com agilidade e precisão, fatores considerados determinantes para a sobrevivência de vítimas de acidentes.
A estrutura de resgate mantida pela concessionária funciona 24 horas por dia. São cinco ambulâncias distribuídas estrategicamente ao longo das rodovias, além de suporte remoto de um médico plantonista e uma equipe formada por 65 profissionais.
Esse aparato busca garantir deslocamento rápido às ocorrências e atendimento pré-hospitalar até a chegada às unidades de saúde de referência.
No período de janeiro a outubro de 2025, o serviço registrou 3830 pessoas atendidas, incluindo: 3513 pessoas atendidas em acidentes (graves/leves); e 317 atendimentos clínicos relacionados a mal-estar durante viagens.
Conforme Marlon Carvalho, gerente de operações da companhia, com o aumento do tráfego previsto para o verão, a qualificação contínua das equipes tem impacto direto na redução da gravidade das lesões e na diminuição do número de óbitos.
“A pronta resposta é apontada como um dos principais fatores para o sucesso do atendimento pré-hospitalar”, afirma.
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